O sistema informático de apoio aos tribunais (Citius), o sistema da Polícia Judiciária, a plataforma dos Registos e Notariado e ainda a webmail que centraliza os mails de todos os magistrados do Ministério Público (MP) estão offline desde a meia-noite desta terça-feira.
O Ministério da Justiça confirmou a existência de «um problema de comunicações que está a afectar o acesso aos sistemas» e a tutela garantiu ainda estar a trabalhar para solucionar o problema «com a maior brevidade possível», recordando que «os registos, o pedido, renovação e entrega do Cartão de Cidadão continuam disponíveis offline».
Segundo o magistrado do Ministério Público, a situação está a «a provocar constrangimentos enormes porque embora em férias judiciais existem detidos e processos urgentes parados sem que possam ser despachados».
De recordar que o Citius engloba um conjunto de plataformas informáticas que possibilitam a realização, por via electrónica, da maior parte dos actos em processos judiciais.
Tais como a apresentação e arquivo, por meio eletrcónico, de todas as peças apresentadas pelas partes, das sentenças, despachos e decisões judiciais proferidas pelos juízes e também a notificação dos advogados das partes e consulta do andamento do processo.