GALA NAMORAR PORTUGAL (Vila Verde)

GALA NAMORAR PORTUGAL (Vila Verde) -

‘Corações da Terra’ inspirados na Guiné-Bissau e Cabo Verde levam CEARTE (com Fernando Rei) ao topo da ‘Gala Namorar Portugal’

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Um coordenado de linho e algodão inspirado nos tradicionais panos da terra de Guiné-Bissau e Cabo Verde com motivos dos lenços de namorados conquistou o júri do XX Concurso Internacional de Criadores de Moda de Vila Verde, na Gala Namorar Portugal, que decorreu na última noite. Os criadores são vilaverdenses, Fernando Rei e a sua equipa de formandos do curso de tecelagem promovido pela CEARTE, de Coimbra.

O grande vencedor da noite apresentou uma peça de linho e algodão, «o linho português e o algodão de África», onde também constavam os incontornáveis motivos dos lenços de namorados, «as lisonjas (losangos) ligadas ao universo feminino e os corações com técnica de puxados ligados à tecelagem regional portuguesa. Tudo feito em teares».

A inspiração veio de longe, como revela o vilaverdense Fernando Rei, o formador e criador da peça: «Panos da Terra é tecelagem puramente africana e tem a ver com a expansão marítima e o levar novas culturas.. Estas faixas eram usadas em cerimónias, como casamentos e funerais, unidas umas às outras e formavam esses panos de cerimónias».

Se a inspiração foi do formador, o trabalho coube aos formandos do curso de tecelagem que o acompanharam: «trabalharmos o conceito na formação e todos os formandos trabalharam para a elaboração do mesmo, com duas faixas cada formando».

A GALA

Numa noite em que desfilaram 68 coordenados originais inspirados nos tradicionais Lenços dos Namorados, os olhos prenderam-se com as diferentes propostas das 16 escolas de moda, duas delas do estrangeiro, uma de Espanha e outra da Hungria, e de outras 16 participações individuais.

Pelo palco passaram ainda as propostas dos estilistas Anabela Baldaque, Rafael Freitas e Nuno Gama, numa gala apresentada por Iva Lamarão, com som ambiente marcado pela cantora Rita Guerra, acompanhada pela Orquestra Viv’Arte.

Pelo palco passaram dezenas de manequins, entre os quais Liliana Santos, Luisinha Oliveira, Ana Andrade e Rodrigo Paganelli, que desfilaram os coordenados a concurso.

As propostas de moda inovadoras e inspiradas na força e simbolismo das mensagens de amor de uma tradição secular foram avaliadas por um júri composto pelos estilistas Elsa Barreto, Rafael Freitas e Sylvie Castro e pela professora universitária Maria José Abreu.

PRÉMIOS

1º Prémio (coordenado 32): CEARTE – Formandos do curso de Tecelagem de Vila Verde liderados por Fernando Rei

2º Prémio (coordenado 16): Valeriia Serdiukova (individual)

3º Prémio (coordenado 40): Escola Secundária de Vila Verde (Letícia Ramazzini, Ana Carolina, Luana Dias, Isadora Teixeira, Gabriela)

Prémio Jovem Revelação (coordenado 25): Casa Pia de Lisboa (Maria Ermolino e Viktoria Irybuschuck)

Prémio Público (coordenado 15): Orlando Ventura (individual)

Prémio Impacto Visual (coordenado 64):  Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos (Luana Bergamini Ferreira e Luana Ferreira Fernandes)

Prémio Stock Car (coordenado 57): Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos (Filipa Oliveira, Beatriz Pereira, Beatriz Lopes, Gonçalo Martins,Inês Areia, Joana Costa, Letícia Coutinho, Mariana Lopes, Mariana Simões e Teresa Pereira)

Prémio Delta Cafés (coordenado 1): Ana Cecília Ribeiro, Isabel Cristina Câmara e Elisabete Alexandra Bento (individual)

ovilaverdense@gmail.com

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.