BRAGA

BRAGA -

Costa e Santos Silva presentes na evocação de Salgado Zenha

O primeiro-ministro e o presidente da Assembleia da República marcam presença em Braga, a 2 de Maio, na comemoração do Centenário do Nascimento de Francisco Salgado Zenha, iniciativa que se assume também como uma homenagem a todos os democratas que estiveram na oposição ao Estado Novo no distrito.

A homenagem ao bracarense Zenha (1923-1993), advogado, antifascista e fundador do PS, que integra o vasto projecto ‘48 anos a não esquecer. 50 anos para celebrar’, com que a Comissão Promotora da Homenagem aos Democratas de Braga assinala o 25 de Abril, inclui ainda duas exposições, uma conferência e o descerramento de uma placa alusiva (executada pela autarquia), organizadas pela Universidade do Minho (UMinho), através da Escola de Direito.

De acordo com o programa apresentado esta segunda-feira, em encontro com os jornalistas, as duas exposições, no campus de Gualtar, são realizadas a partir do espólio de Salgado Zenha de 20 mil documentos, doado à UMinho, sendo que uma, a da Biblioteca Geral, destaca os seus livros e a da Escola de Direito dá realce ao seu arquivo.

Já na conferência sobre o homenageado, intitulada ‘Os testemunhos necessários’ e que decorre no auditório da Biblioteca que tem o seu nome na Escola de Direito, conta com a presença de João Soares (PS), Proença de Carvalho (advogado, ex-ministro), José Henrique Salgado Zenha (sobrinho do homenageado) e Maria Lúcia Amaral (Provedora da Justiça).

A iniciativa, que se enquadra também na celebração dos 50 anos da universidade minhota, contempla, ainda, o descerramento de uma placa alusiva no Largo da Senhora-a-Branca, iniciativa da Câmara Municipal e, à noite, uma sessão especial na Assembleia Municipal, com intervenções de um deputado do PS, do sobrinho do homenageado e do escritor José Manuel Mendes.

Segundo Paulo Sousa, o envolvimento da Universidade do Minho, Câmara Municipal de Braga e Assembleia Municipal nesta homenagem, em conjunto com a Comissão, “é a demonstração do consenso gerado em torno da figura de Salgado Zenha, como aliás já aconteceu com a homenagem prestada a Vítor Sá e está a acontecer, em Guimarães, com a figura de Santos Simões, cujo aniversário do centenário de nascimento corre a 12 de Agosto”.

O responsável da Comissão anunciou a assinatura “em breve” de protocolos para que “as comemorações deste ano e de 2024 possam dar resposta ao desafio lançado a 2 de Maio de 2022, no Museu Nogueira da Silva: 48 anos a não esquecer.50 para celebrar”.

“De facto, é deste encontro com o passado e o presente que podemos fortalecer os alicerces da nossa Democracia, numa homenagem que perpetua para memória futura o que foram e o que fizeram todos os democratas que no distrito de Braga se uniram para acabar com o Estado Novo”, afirmou Sousa, sublinhando que “foram centenas de mulheres e homens, a maior dos quais anónimos, que traçaram o rumo dos acontecimentos durante o período de resistência”.

COMEMORAÇÃO ARRANCA QUINTA-FEIRA

A comemoração do 25 de Abril não se esgota na recordação de um dos nomes maiores da oposição ao Estado Novo, e ministro da Justiça e das Finanças no pós-25 de Abril, já que o projecto ‘48 anos a não esquecer. 50 anos para celebrar’, foi pensado e elaborado pelos “irmãos mais novos do 25 de Abril e pelos filhos e netos da Democracia” que pretendem ao longo deste período homenagear as e os democratas.

A Comissão Promotora da Homenagem aos Democratas de Braga, um movimento de cidadania que reúne diferentes instituições e personalidades do distrito de Braga, inaugura já na próxima quinta-feira, na Livraria Centésima Página 18h00, a exposição das duas colecções de livros editados pelo jornal Público inseridos na ‘Biblioteca da censura’, referentes aos 48 anos de censura em Portugal.

A conferência internacional ‘A Resistência Comparada”, no âmbito do ciclo de conferências ‘Diálogos com a Democracia’, a realizar no dia 24, também pelas 18h00, no salão Nobre da Associação Empresarial de Braga (outra das entidades integrantes da Comissão) é mais uma iniciativa.

PROGRAMA ABRIL/MAIO

Dia 20 -18h00 Inauguração da exposição das duas colecções de livros editados pelo Jornal Público inseridos na “Biblioteca da censura”, referentes aos 48 anos de censura em Portugal.  Apoio do Jornal Público. Intervém Henrique Barreto Nunes, o editor das colecções de A Bela e o Monstro, Pinto de Sousa e Andreia Oliveira- investigadora

Local: Livraria Centésima Página

Dia 24 – 18h00. Conferência Internacional: A Resistência Comparada, no âmbito do ciclo de conferências “Diálogos com a Democracia”.

Participantes – Portugal: Professor Manuel Sarmento, Professor associado com Agregação da Universidade do Minho e membro da Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga; Espanha: Xosé Maria Dobarro Paz, Professor catedrático jubilado da Universidade de Corunha; Grécia: Elias Soukiazis, Professor associado com Agregação da Universidade de Coimbra; Brasil: Actor Bemvindo Sequeira; Chile: Investigador Cláudio Sunkel; Argentina: Embaixador Rodolfo H Gil

Local: Salão Nobre da Associação Empresarial de Braga

Dia 24 – 22H50. Os oradores e todos os participantes são convidados a associar-se ao acto simbólico que marcou o arranque da Revolução, em 1974, ouvindo, as canções “E depois do Adeus” e Grândola Vila Morena. Esta iniciativa conta com o apoio da Associação de Festas de S. João

A Civitas e a comunidade brasileira residente em Braga estão, igualmente, na zona central da cidade juntando-se à evocação simbólica de um momento crucial na nossa memória colectiva.

Local: Avenida central

Dia 25 de Abril –  11h00- A Junta de Freguesia de S. Vicente inaugura a exposição de José Delgado Fernandes sobre ‘Os dias de Abril’.

Local: sede da Junta de Freguesia de S. Vicente

Dia 26- Comissão assina mais um conjunto de protocolos com instituições e associações locais,

Dia 26 -19h00- A Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas está na Faculdade de Ciências Políticas, da Universidade de Santiago de Compostela, representada pelo professor Lopes Cordeiro que fala sobre o 25 de Abril com o tema: “25 de Abril-Golpe de Estado ou Revolução?”.

Local: Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Santiago Compostela

Dia 27 – 17h00: no âmbito do projeto pedagógico que a Comissão está a desenvolver com as escolas, o professor Manuel Sarmento fala para alunos do 9º ano.

Local:  Escola C+S Lamaçães

Dia 2 Maio – Cerimónias de homenagem a Salgado Zenha

14h00- inauguração de placa evocativa pela Câmara Municipal de Braga, no Largo da Senhora-a-Branca, onde nasceu Salgado Zenha

14h30-18h30 horas- Cerimónia na Escola de Direito da Universidade do Minho

21h30- Sessão solene na Assembleia Municipal de Braga.

Dia 25 de Maio – 18h00 – Quinta conferência dos “Diálogos com a Democracia”. “A Constituição que temos. A Constituição que não lemos, com os seguintes oradores:  Jorge Miranda, Pedro Bacelar Vasconcelos e Wladimir Brito

Local: Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE