Até ao momento foram identificados seis casos de infecção pelo novo coronavírus na área de abrangência do ACeS Gerês/Cabreira, apurou o jornal “O Vilaverdense” junto de fonte da protecção civil.
Ao caso confirmado em Vila Verde, juntam-se três em Amares e dois na Póvoa de Lanhoso.
Os dois outros concelhos que integram este Agrupamento de Centros de Saúde, Vieira do Minho e Terras de Bouro, não registaram ainda qualquer caso positivo confirmado.
RECOMENDAÇÕES
«É provável que a maioria da população venha a ter sintomas ligeiros que não precisam de cuidados médicos. Se os sintomas forem apenas ligeiros a recomendação é a mesma: isolamento e tratar sintomas. É importante que os serviços de saúde estejam disponíveis para casos graves».
«Assim, se tiverem sintomas ligeiros, como tosse, dores de cabeça que cedem ao paracetamol, febre que cede ao paracetamol e que vai espaçando, fiquem em casa. Não contactem com os mais idosos ou pessoas com doenças crónicas. Evitar a ida ao centro de saúde ou à urgência com o intuito de fazerem o teste. É importante privilegiar o contacto com o médico ou enfermeiro, via telemóvel ou e-mail».
«No entanto, se tiverem: falta de ar, febre que não cede ao paracetamol e agravamento do estado geral, liguem para a SNS 24 (808 24 24 24) ou se não tiverem resposta procurem o médico de família, privilegiando o contacto prévio via telemóvel ou e-mail. Nesta situação, procure usar máscara quando se deslocar a algum serviço de saúde».
«Para que os serviços de saúde mantenham a sua capacidade para dar resposta no âmbito da presente contingência, evitem sobrecarregar os serviços de saúde com sintomas gripais ligeiros. Respeitem o isolamento de forma a evitar o contágio».
«A higienização das mãos e cumprir a etiqueta respiratória são igualmente fundamentais para a contenção e evitar o contágio pelo Covid-19. Relativamente à higienização das mãos faça-o sempre depois de contactar com qualquer superfície e nunca leve a mão aos olhos, boca e nariz, sem previamente a lavar com água e sabão ou usar um desinfectante alcoólico».
«As medidas de etiqueta respiratória prevêem duas formas: tossir para o braço ou para um lenço, tapando o nariz e boca. No caso de tossir para o braço, deve evitar contactar directamente com as mãos na roupa nesse local, no caso de tossir para um lenço, o mesmo deve ser de utilização única e deve higienizar as mãos logo de seguida».