O Centro de Distrital de Braga da Segurança Social pode suspender o atendimento ao público esta sexta-feira ou no início da próxima semana.
Ao PressMinho, fonte do Instituto da Segurança Social assegurou que os funcionários do Centro de Emprego de Braga receberem uma “circular interna” a informar para essa possibilidade.
De acordo com a mesma fonte, a decisão será tomada esta quinta-feira na reunião do Conselho de Ministros, a decorrer em Lisboa.
Esta informação, a necessitar de confirmação oficial, antecipa a ‘fase de mitigação’, que entre outras medidas para atenuar e limitar os efeitos do novo coronavírus, prevê a contenção social, o envolvimento dos hospitais do sector privado e social na fase de diagnóstico e na gestão de casos, que o isolamento de doentes possa ser feito em casa, pasando o uso de máscara a ser recomendado para pessoas com “susceptibilidade acrescida” em contextos de grandes aglomerados ou nos serviços de saúde.
Recorde-se que, esta quarta-feira, a ministra da Saúde afirmou ser inevitável que Portugal entre “dentro de horas ou dias” na fase de mitigação, quando se verifica a transmissão comunitária da infecção.
“É inevitável que entremos dentro de horas ou dias” na fase de mitigação, porque “a dinâmica da situação epidemiológica está a ser muito rápida”, referiu a Marta Temido, em conferência de imprensa.