A CP – Comboios de Portugal encerrou o ano de 2018 com mais de 126 milhões de passageiros transportados, um crescimento de quatro milhões (3,5%) relativamente a 2017, anunciou a empresa.
Os resultados, provisórios, apontam ainda para uma receita de 259 milhões de euros em proveitos de tráfego, um acréscimo de 9 milhões (3,7%), face a 2017.
Segundo a CP, para este crescimento contribuíram os serviços Urbanos de Lisboa, com mais de 87 milhões de passageiros transportados, num crescimento de 5%, e os serviços Urbanos do Porto, com cerca de 22 milhões de passageiros, um aumento de 1,8%, comparativamente com o período homologo anterior.
Nos serviços de Longo Curso viajaram 6,4 milhões de passageiros, mantendo os números registados em 2017, com areceita a verificar um aumento de 3,2%, para um total de 110 milhões de euros.
No serviço regional, a CP transportou cerca de 10,6 milhões de passageiros, o que representa um decréscimo da ordem de 370.000 passageiros face ao período anterior.
«Estes resultados só são possíveis graças ao enorme empenho e dedicação dos trabalhadores do grupo CP, já que se registam num contexto de acrescidas dificuldades operacionais, decorrentes, nomeadamente, da insuficiência de material circulante», enaltece a empresa.
A CP acrescenta que «o ano de 2018 foi, igualmente, um período de grandes desafios para a empresa, que fica marcado pela adopção de medidas que permitirão enfrentar o futuro de curto e médio prazo com maior confiança na capacidade de resposta à procura crescente do transporte ferroviário».