PAÍS

PAÍS -

Criança de Guimarães teve de ir para hospital de Lisboa para ser operada

O Hospital D. Estefânia, em Lisboa, recebeu esta segunda-feira no serviço de urgência uma criança para ser operada vinda de Guimarães devido às limitações nos hospitais, revelou à Lusa uma fonte do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC).

Foi cerca das 17h00 que o hospital pediátrico D. Estefânia, que faz parte do CHULC, recebeu “uma criança em urgência para cirurgia pediátrica vinda do Hospital de Guimarães”, disse a mesma fonte, realçando ser “o caso mais elucidativo” das limitações e do fecho de serviços por falta de médicos para assegurarem as escalas.

O Hospital D. Estefânia está a receber uma média de 300 doentes por dia no serviço de urgência, tendo atingido 378 episódios de urgência no dia 13 de novembro, o que, segundo a mesma fonte, representa uma situação “muito complicada”.

No domingo, o serviço de urgência do hospital D. Estefânia atendeu 288 casos (mais 47 comparativamente ao dia 10 de dezembro de 2022), no sábado 296 casos (mais 55) e na sexta-feira (mais 62).

Esta situação deve-se ao encerramento de várias urgências em torno do hospital, uma situação que afeta esta semana 33 serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde.

Segundo a Direção Executiva do SNS, 33 serviços de urgência em todo o país vão estar a funcionar com limitações esta semana.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE