VILA VERDE (destaque)

VILA VERDE (destaque) -

Crianças e jovens foram atores no II Festival Infanto-Juvenil de Teatro

Share on facebook
Share on twitter

Cerca de duas centenas de crianças e jovens atuaram este sábado no II Festival Infanto-Juvenil de Teatro, em Vila Verde, representando um total de 15 peças alusivas a contos, histórias e temas sociais. A iniciativa foi organizada pelo ‘Projeto Expressar’, com o apoio do Município de Vila Verde.

Pelo palco do auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde passaram grupos de jardins de infância, escolas, centros de ATL e companhias de formação de Vila Verde, assim como dos concelhos de Braga, Ponte da Barca e Póvoa de Varzim, assim como da província galega de Ourense – Espanha.

O evento inseriu-se no programa de formação em teatro desenvolvido pelo “Projeto Expressar”, uma associação cultural promove atividades e eventos especialmente direcionada para crianças e jovens. A instituição dinamiza Oficinas de Teatro, tendo encerrado o Festival com a interpretação da peça ‘Fernão e a volta ao Mundo’.

PROBLEMÁTICAS

As problemáticas do ‘Bullying’ nas escolas e o ambiente foram temas das peças interpretadas, que ‘arriscaram’ ainda a representar textos de José Saramago. Foram levados à cena contos infantis como ‘O Principezinho”, ‘Cachinhos Dourados’, ‘Os Cabritinhos’, ‘João sem medo’, ‘Carochinha’ e ‘A Maior flor do Mundo’.

Sempre com muito humor à mistura, houve ainda espaço para apreciar a interpretação de ‘A Viagem dos Piratas’, ‘Viagem no Tempo’, ‘A cabeleireira maluca’, ‘As peripécias da Família Pereira’ e o ‘Restaurante Farruco’.

Ao palco foram grupos de crianças dos jardins de infância de Esqueiros, Oriz, Sabariz e Barbudo, dos centros escolares de Soutelo e de Prado, da Junta de Freguesia de Prado  do ATL da Casa Povo de Vila Verde. O Grupo de Teatro MiNC Juvenil de Ponte da Barca, as Oficinas de Teatro da Varazim e a companhia galega Fuabolos integraram igualmemte o elenco do II FIT.

«Festa de Teatro»

Na abertura do evento, a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, salientou a importância da iniciativa para “o processo de aprendizagem e crescimento dos ‘grandes jovens atores’, muitos dos quais estiveram pela primeira vez num palco e perante público desconhecido”.

«É uma verdadeira festa de teatro, que proporciona uma experiência fantástica e enriquecedora para todos os participantes, promovendo também um bom momento de convívio e de partilha cultural entre os diferentes agentes de educação, incluindo pais, educadores, professores e pessoal não docente», referiu Júlia Rodrigues Fernandes.

A presidente da Câmara – a quem as crianças e a plateia surpreenderam com os parabéns em dia de aniversário – esteve acompanhada pelo vereador da educação, Manuel Lopes, que felicitou todas as crianças e jovens que participaram nesta segunda edição do FIT, assim como todos os envolvidos na organização.

ovilaverdense@gmail.com

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.