Crime de Salamonde: julgamento adiado para 17 de Abril devido à crise sanitária

O colectivo de juízes do Tribunal de Braga adiou, apesar da sua natureza urgente, para 17 de Abril, às 9h30, o julgamento, que estava agendado para esta sexta-feira, de um homem acusado de ter asfixiado a mulher, até à morte, em Março de 2019, no restaurante pertença de ambos, em Salamonde, Vieira do Minho.

O juiz-presidente do colectivo justificou, em despacho enviado aos advogados, o adiamento com a crise do Covid-19. «O combate à doença passa necessariamente pelo isolamento social», escreve no despacho enviado aos advogados.

Contactado a propósito, o advogado de defesa, João Magalhães, manifestou a sua concordância com a decisão, isto apesar de o alegado homicida estar em prisão preventiva.

«É uma medida sensata. Protege-se o “réu”, os advogados, os juízes, os oficiais de justiça e a própria sociedade», declarou ao jornal O Vilaverdense/PressMinho.

O julgamento estava marcado para esta sexta-feira, mas por vídeo-conferência, sem a presença do arguido, e das testemunhas. Para o dia 17, o Tribunal determinou que sejam ouvidas seis testemunhas, de manhã, e as restantes, de tarde.

A acusação diz que o arguido, António Manuel Fidalgo, de 45 anos, – em prisão preventiva –,  motorista de profissão, terá «apertado o pescoço» da mulher, Ana Paula, de 41 anos, «com o que lhe causou a morte por asfixia».

O alegado crime ocorreu, supostamente por razões amorosas, no dia 7 de Março de 2019, pelas 21 horas, na lavandaria da pensão/restaurante que ambos exploravam no local.

A morte da mulher ocorreu um dia antes de o casal assinar escrituras sobre bens que possuíam em conjunto, um acto preparatório do divórcio.

O Ministério Público especifica que, ao fim da tarde, o arguido chegou ao restaurante e encontrou, atrás do balcão, um homem de nome Jorge, que pensava ser amante da mulher, e que é testemunha no processo.

Pelas 20h00, numa discussão – na lavandaria – sobre as desavenças que mantinham por causa dele, o arguido, desagradado, e com ciúmes, «colocou-lhe as mãos no pescoço, e apertou-o com força, impedindo-a de respirar. Até lhe tirar a vida».

O alegado homicida casou com a vítima em Agosto de 1998 e dela teve dois filhos.

A “O Vilaverdense/PressMinho”, o seu advogado disse que as imagens das câmaras de vídeo do restaurante mostram que, a ter havido homicídio, ele não foi premeditado:

«Se fosse tudo pensado não teria demorado 40 minutos no local, como demonstram as gravações; tinha entrado e saído, depois de a matar», explicou.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais