BRAGA (Tecnologia)

BRAGA (Tecnologia) -

Critical TechWorks, a tecnológica que escolheu Braga para desenvolver ‘soluções de mobilidade do futuro’ para a BMW

A Critical TechWorks, empresa de desenvolvimento de software automóvel com escritórios no Porto e Lisboa, instalou-se em Braga recentemente. Criada em Setembro de 2018, a Critical TechWorks é uma joint-venture entre o BMW Group e a empresa portuguesa, que trabalha no desenvolvimento de soluções de mobilidade do futuro, apoiando a BMW no desenvolvimento de software para as suas futuras viaturas e ecossistema de TI.

O presidente da câmara de Braga, Ricardo Rio, foi conhecer a hub instalada em Braga.

Nos últimos dois anos, a Critical TechWorks tem reforçado a sua actividade em áreas como a condução autónoma, sistemas de info-entretenimento no automóvel, electrificação, e assistentes inteligentes personalizados presentes numa grande parte dos novos veículos BMW.

Durante a visita, Ricardo Rio teve a oportunidade de conhecer as mais recentes inovações tecnológicas desenvolvidas pela Critical TechWorks, bem como os projectos em desenvolvimento que colocam a empresa na vanguarda do sector automóvel.

Acompanhado por Rui Cordeiro, CEO da empresa, pelo CFO Paulo Guedes, assim como o administrador da InvestBraga, Carlos Silva e Gil Carvalho, responsável pela área da dinamização económica e atracção de investimento, o autarca de Braga destacou a importância da Critical TechWorks «para a economia local e regional», sublinhando a sua «contribuição significativa para a criação de emprego qualificado e para a atracção de talento para Braga».

A visita incluiu uma apresentação detalhada dos principais projectos da Critical TechWorks e uma visita guiada aos laboratórios e espaços de trabalho da empresa.

Com sede no Porto e escritório em Lisboa, a Critical TechWorks abriu um hub em Braga em linha com a sua estratégia de expansão e posicionamento na região Norte.

A escolha de Braga deve-se à elevada possibilidade de reforçar os seus serviços de engenharia com o talento local e ao ecossistema existente na Cidade. Instalada num espaço de 2000 m2 no Polo de Negócios, a empresa fechou o ano de 2023 com uma equipa de 100 programadores em Braga e ambiciona chegar aos 500 colaboradores até 2027.

A nível nacional, a Critical TechWorks conta com 2650 profissionais de mais de 40 nacionalidades e pretende alcançar os 2900 em 2024, distribuídos pelos seus três centros. A empresa fechou 2023 com um crescimento de mais de 30% face ao previsto, e espera um novo aumento de 35% este ano.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE