INVESTIMENTO

INVESTIMENTO -

CSVH com candidatura aprovada ao PRR para construir nova resposta em Vila Verde

O Centro Social do Vale do Homem (CSVH) viu aprovada a candidatura ao Plano de Resiliência e Recuperação (PRR) para construção das Casas do Minho, na Quinta do Senhor, em Lanhas, Vila Verde, anunciou esta segunda-feira a instituição.

Em comunicado, o CSVH refere que o investimento total é de 4,5 milhões de euros e o financiamento do PRR será de mais de 1,5 milhões, tendo tido uma majoração de 20%.

“As Casas do Minho, que ficarão localizadas dentro da área da Quinta do Senhor, em Vila Verde, tratam-se de uma resposta social inovadora denominada habitação colaborativa. Este é um novo modelo que prioriza a inclusão e o combate ao isolamento de pessoas idosas ou com deficiência, em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de proporcionar equilíbrio entre a individualidade e a vivência em comunidade destas pessoas”, explica a instituição.

Segundo o CSVH, “é objetivo que as obras das Casas do Minho se iniciem no último trimestre de 2024 e se encontrem finalizadas no primeiro trimestre de 2026, levando assim à necessidade de contratação de cerca de 40 recursos humanos, com capacidade para acolher 40 utentes”.

“Aguardávamos ansiosamente a aprovação desta candidatura e estávamos muito confiantes que assim seria porque se trata, efetivamente, de um projeto único no distrito de Braga. Tudo indica que seremos os primeiros deste distrito a colocar em funcionamento esta resposta social inovadora – a Habitação Colaborativa. Queremos continuar a ser uma Instituição que prima pela liderança da inovação, inclusão e apoio social”, refere o presidente do CSVH, Jorge Pereira, citado no comunicado.

Segundo o dirigente, “as Casas do Minho serão efetivamente inovadoras, não apenas pela resposta social em si, mas também porque vão privilegiar um sistema de construção eco cohousing, com todos os requisitos necessários para a adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis e ecológicos”.

Dentro da área da Quinta do Senhor, estrutura onde se irão desenvolver as respostas sociais de Residência de Autonomização e Inclusão (RAI) e Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), ficarão localizadas, para além das Casas do Minho, a Casa Mãe (onde funcionará também a Sede Institucional do CSVH) e o projeto TREVO (“diferenciador na área da agropecuária, que alia a sustentabilidade ambiental à estimulação sensorial dos utentes do CSVH”).

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE