VILA VERDE

VILA VERDE -

CSVH inaugura creches em Merelim S. Pedro e Pico de Regalados

O Centro Social do Vale do Homem (CSVH), em dois anos, vai alargar a sua rede de creches. Além do “Clube dos Pequenos”, em Gualtar, vão abrir duas novas valências. Uma vai localizar-se em Merelim S. Pedro, em Braga, e outra na Vila de Pico de Regalados, em Vila Verde.

As duas creches vão dar mais 92 lugares para bebés da região, sendo 46 em cada uma.

Por Vila Verde, a creche vai nascer na Vila de Pico de Regalados, zona onde não existe a resposta. Jorge Pereira espera um processo rápido, pois será adaptado um antigo jardim de infância.

Jorge Pereira admite que neste caso o processo poderá ser mais rápido, porque a creche vai nascer da adaptação de um antigo jardim-de-infância.

Ao Correio do Minho, apontou que, na terça-feira, assinou com a Câmara Municipal de Braga, a escritura para o terreno onde vai nascer a creche em Merelim São Pedro. São 1.229 metros quadrados de terreno no lugar da Quinta.

«Os projetos para esta creche já estão a ser elaborados há cerca de uma mês, já foram avaliados pela Segurança Social e vão entrara no Câmara Municipal», apontou Jorge Pereira, durante a 8.ª Tertúlia do CSVH.

A ideia é avançar o máximo possível para, quando abrir o programa PARES, fazer candidatura.

«Se o PARES abrir, como prevemos, logo a seguir à tomada de posse do novo Governo, o início da obra ocorre em Janeiro de 2026 e esperamos abrir a creche de Merelim até ao final desse ano ou início de 2027», garantiu.

Outras valências

Ainda antes do Verão, o CSVH vai abrir, ainda, a Casa Mãe – Quinta do Senhor, para apoio à deficiência, também em Vila Verde. O edifício vai incluir um Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e uma Residência de Autonomização e Inclusão (RAI).

Em Barcelos, o CSVH vai inaugurar a Casas da Aldeias, um projecto de RAI com o sistema de ‘cohousing’, para ser uma resposta habitacional a pessoas com deficiência ou incapacidade mas que conseguem viver sozinhas. Serão asseguradas condições como formação, apoio nas actividades de vida diária e integração no local de trabalho.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE