INVESTIMENTOS (Área Social)

INVESTIMENTOS (Área Social) -

CSVH investe 3,5 milhões na ‘Casa Mãe’, projeto de inclusão de pessoas com deficiência

Foi com pompa que o Centro Social Vale do Homem (CSVH) lançou, esta manhã, a primeira pedra da empreitada de reconstrução e ampliação da Casa Mãe, uma nova resposta na área da deficiência, a implementar na Quinta do Senhor, em Lanhas, Vila Verde. O investimento é de 3,5 milhões de euros, assente na inclusão, «uma das dimensões do CSVH», assinalou o presidente do organismo, Jorge Pereira, esta manhã, perante a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, que presidiu à cerimónia.

A nova estrutura, «com conceito diferenciador na região e uma referência nacional», será composta por diferentes áreas de intervenção, nomeadamente um Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e quatro Residências de Autonomização e Inclusão (RAI).

«É um projeto social inovador e inclusivo, sem barreiras arquitetónicas, com lugares aprazíveis e seguros, fazendo a ligação às raízes e tradições culturais da região e cumprindo os objetivos de Desenvolvimento Sustentável», referiu o presidente da instituição.

A “Casa Mãe” permitirá acolher 38 utentes – 30 no CACI e oito nas residências – e ainda 30 funcionários.

Vai também tornar-se a sede institucional do CSVH, acolhendo os espaços da Direcção, Assembleia Geral, Serviço de Gestão de Recursos Humanos, Qualidade, Gestão Financeira, Contabilidade e Gestão de Candidaturas e Projectos, entre outros.

HABITAÇÃO COLABORATIVA

Com os olhos postos no futuro, a instituição quer agora avançar com uma nova «resposta inovadora: habitação Colaborativa». A candidatura está preparada, de acordo com Jorge Pereira, considerando ser um projeto de «excelência», sendo submetida ao PRR «na próxima semana».

E conclui: «Com a aprovação da execução da Habitação Colaborativa e com a instalação da sede institucional do CSVH na Casa Mãe, os três hectares da Quinta do Senhor ficam em pleno funcionamento».

No seguimento, a Secretária de Estado da Inclusão assinalou «a dinâmica» do CSVH, recordando a aposta que tem sido realizada no domínio social por parte deste governo, que elevou a oferta já existente (14000) para mais 3.500 «nos últimos tempos».

De resto, o PRR reforçou a dotação financeira neste domínio, para mais do dobro, cerca de 1.200 milhões de euros.

«O trabalho do CSVH, a par de muitas instituições do concelho, tem sido primordial na assistência à população mais frágil», vincou a presidente da câmara Municipal de Vila Verde, que se congratulou «pela grande dinâmica e crescimento» da instituição.

A nova infraestrutura hoje lançada formalmente deverá estar finalizada em Janeiro de 2025. O investimento total da empreitada rondará os 3 milhões e 500 mil euros, sendo que cerca de 1 milhão e 200 mil euros foi financiado pelo PRR (com majoração de 20%), sendo o restante concretizado com financiamento bancário (1 milhão de euros) e o restante com capitais próprios.

ovilaverdense@gmail.com

 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE