BRAGA

BRAGA -

‘Cuidar Braga’ evita libertação para atmosfera de mais de 667 toneladas de CO₂

O projeto municipal ‘Cuidar Braga’ evitou desde a sua criação, há cinco anos, que 667,45 toneladas de CO₂ – gás responsável pelas alterações climáticas – fossem libertadas para a atmosfera, revelou o vereador do Ambiente, Altino Bessa.

Lançado com o objetivo de reduzir o número de queimas e, consequentemente, o número de incêndios rurais provocados por práticas descontroladas, o ‘Cuidar Braga’ tem vindo “a afirmar-se como uma solução segura e ambientalmente responsável para a eliminação de sobrantes florestais e agrícolas”.

Assente na trituração mecânica dos sobrantes, o ‘Cuidar Braga’ evita a queima desses resíduos e contribui para a diminuição da emissão de gases com efeito de estufa. 

“Desde a sua criação, já foram produzidas 422,5 toneladas de estilha, o que se traduziu numa redução de 667,45 toneladas de CO₂.”, avança o autarca.

O projeto, que teve início com a aquisição de um biotriturador colocado à disposição das juntas de freguesia e parceiros locais, conta atualmente com um centro de biotrituração, dois tratores, três biotrituradores e uma equipa de cinco operacionais dedicados. “Esta evolução foi possível graças a candidaturas bem-sucedidas a fundos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e dos EEAGrants”, aponta.

Altino Bessa explica que este é um projeto gratuito e acessível a todos os cidadãos do concelho de Braga, que podem solicitar a trituração ou recolha dos sobrantes no seu domicílio. 

“É uma alternativa segura e sustentável à tradicional queima, promovendo a reutilização dos resíduos vegetais e contribuindo para a qualidade do ar e a prevenção de incêndios, que em 2024 tiveram origem em queimas descontroladas em cerca de 30% dos casos”, sublinha.

Nos últimos cinco anos, foram registadas mais de 200 solicitações por parte de munícipes, empresas e juntas de freguesia para a utilização deste serviço. O projeto tem ainda um papel fundamental no apoio à execução das faixas de gestão de combustível da responsabilidade do município.

Mais informações sobre o projeto e pedidos de intervenção podem ser consultados aqui.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE