RELIGIÃO

RELIGIÃO -

D. Jorge Ortiga condecorado pelo Presidente da República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou, no Palácio de Belém, o cardeal D. António Marto, e o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Braga, D. Jorge Ortiga, ambos com as insígnias da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

A Ordem do Infante D. Henrique destina-se a distinguir quem “houver prestado serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores”.

Jorge Ferreira da Costa Ortiga nasceu a 5 de Março de 1944, em Brufe, Famalicão, tendo sido ordenado presbítero em 9 de Julho de 1967, na igreja de Lousado.

No dia 16, celebrou Missa Nova em Brufe, naquela que foi a primeira eucaristia concelebrada na circunscrição eclesiástica minhota, após a renovação litúrgica do Concílio Vaticano II.

O Papa João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar de Braga em 1987. A ordenação episcopal aconteceu a 3 de Janeiro de 1988, na Cripta do Sameiro, presidida por D. Eurico Dias Nogueira.

Foi nomeado Arcebispo de Braga a 5 de Junho de 1999, com 55 anos, tomando posse a 18 de Julho, na Catedral arquidiocesana, cargo que exerceu até 2022, tendo sido substituído por D. José Cordeiro.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE