RELIGIÃO

RELIGIÃO -

D. Jorge Ortiga condecorado pelo Presidente da República

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou, no Palácio de Belém, o cardeal D. António Marto, e o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Braga, D. Jorge Ortiga, ambos com as insígnias da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

A Ordem do Infante D. Henrique destina-se a distinguir quem “houver prestado serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores”.

Jorge Ferreira da Costa Ortiga nasceu a 5 de Março de 1944, em Brufe, Famalicão, tendo sido ordenado presbítero em 9 de Julho de 1967, na igreja de Lousado.

No dia 16, celebrou Missa Nova em Brufe, naquela que foi a primeira eucaristia concelebrada na circunscrição eclesiástica minhota, após a renovação litúrgica do Concílio Vaticano II.

O Papa João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar de Braga em 1987. A ordenação episcopal aconteceu a 3 de Janeiro de 1988, na Cripta do Sameiro, presidida por D. Eurico Dias Nogueira.

Foi nomeado Arcebispo de Braga a 5 de Junho de 1999, com 55 anos, tomando posse a 18 de Julho, na Catedral arquidiocesana, cargo que exerceu até 2022, tendo sido substituído por D. José Cordeiro.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.