RELIGIÃO –

RELIGIÃO – -

D. Jorge Ortiga confirma missas sem presença de fiéis na Arquidiocese de Braga

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, confirmou, esta sexta-feira, a determinação da Conferência Episcopal Portuguesa de suspender a «celebração comunitária da Santa Missa até ser superada a actual situação de emergência».

«Os sacerdotes continuarão a celebrar diariamente a eucaristia, rezando por todo o Povo de Deus, mas sem a presença dos fiéis leigos», explica uma nota publicada no “site” da Arquidiocese de Braga.

Esta determinação aplica-se a todo o território da Arquidiocese, com efeitos imediatos.

As orações comunitárias, tais como a Via Sacra, Recitação do Rosário, bênçãos e lausperene, encontram-se igualmente suspensas.

«Particular atenção deve ser dada aos matrimónios e baptizados. Sabemos que se trata de um momento especial e há muito desejado, mas as circunstâncias actuais exigem um novo modo de viver este dia tradicionalmente festivo. Perguntamo-nos se não será possível adiar para uma data mais conveniente. Não sendo possível, que sejam celebrados talvez sem a eucaristia, e que o número de presentes na celebração seja estritamente reduzido ao mínimo», refere D. Jorge Ortiga.

No que diz respeito aos funerais, determina-se que o mesmo decorra segundo a modalidade “Celebração das Exéquias sem missa”, presente no Ritual das Exéquias, adaptando-se às circunstâncias do lugar e na presença das pessoas mais próximas ao defunto, evitando-se também quaisquer gestos afectuosos de proximidade, no cumprimento das regras de distanciamento social e etiqueta respiratória.

«As Missas Exequiais podem ser celebradas após a superação desta fase crítica ou nas eucaristias que o sacerdote celebrará em particular, sempre sem a assistência de pessoas ou por um grupo muito restrito de familiares previamente validado pelo pároco», acrescenta.

Para «viver este tempo invulgar», a Arquidiocese de Braga sugere, entre outras medidas, que os fiéis assistam, através da página de Facebook da Arquidiocese, à eucaristia celebrada na capela do Paço Episcopal de Segunda a Sábado às 18 horas e no Domingo às 11 horas.

A mensagem na íntegra pode ser lida AQUI.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.