RELIGIÃO –

RELIGIÃO – -

D. Jorge Ortiga confirma missas sem presença de fiéis na Arquidiocese de Braga

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, confirmou, esta sexta-feira, a determinação da Conferência Episcopal Portuguesa de suspender a «celebração comunitária da Santa Missa até ser superada a actual situação de emergência».

«Os sacerdotes continuarão a celebrar diariamente a eucaristia, rezando por todo o Povo de Deus, mas sem a presença dos fiéis leigos», explica uma nota publicada no “site” da Arquidiocese de Braga.

PUBLICIDADE

Esta determinação aplica-se a todo o território da Arquidiocese, com efeitos imediatos.

As orações comunitárias, tais como a Via Sacra, Recitação do Rosário, bênçãos e lausperene, encontram-se igualmente suspensas.

«Particular atenção deve ser dada aos matrimónios e baptizados. Sabemos que se trata de um momento especial e há muito desejado, mas as circunstâncias actuais exigem um novo modo de viver este dia tradicionalmente festivo. Perguntamo-nos se não será possível adiar para uma data mais conveniente. Não sendo possível, que sejam celebrados talvez sem a eucaristia, e que o número de presentes na celebração seja estritamente reduzido ao mínimo», refere D. Jorge Ortiga.

No que diz respeito aos funerais, determina-se que o mesmo decorra segundo a modalidade “Celebração das Exéquias sem missa”, presente no Ritual das Exéquias, adaptando-se às circunstâncias do lugar e na presença das pessoas mais próximas ao defunto, evitando-se também quaisquer gestos afectuosos de proximidade, no cumprimento das regras de distanciamento social e etiqueta respiratória.

«As Missas Exequiais podem ser celebradas após a superação desta fase crítica ou nas eucaristias que o sacerdote celebrará em particular, sempre sem a assistência de pessoas ou por um grupo muito restrito de familiares previamente validado pelo pároco», acrescenta.

Para «viver este tempo invulgar», a Arquidiocese de Braga sugere, entre outras medidas, que os fiéis assistam, através da página de Facebook da Arquidiocese, à eucaristia celebrada na capela do Paço Episcopal de Segunda a Sábado às 18 horas e no Domingo às 11 horas.

A mensagem na íntegra pode ser lida AQUI.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS