ÚLTIMA HORA (Religião)

ÚLTIMA HORA (Religião) -

D. Roberto Rosmaninho foi nomeado Bispo Auxiliar do Porto

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O padre Roberto Rosmaninho, agora D. Roberto Rosmaninho Mariz, foi nomeado hoje, pelo Papa Francisco, como Bispo titular de Vita e Auxiliar da Diocese do Porto. Com a nomeação ele torna-se o bispo mais novo de Portugal.

Em Vila Verde, serviu várias paróquias. Foi Pároco da Paróquia de São João Evangelista em Atães, de Santo Estevão em Barros, de Santa Marinha em Penascais e São Mamede em Vilarinho, todas no Arciprestado de Vila Verde.

De 2000 a 2006 foi Arcipreste do Arciprestado de Vila Verde. Mais tarde foi Pároco das Paróquias de São Paio em Vila Verde e de Santa Eulália em Loureira.

Nessa época foi também Capelão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde e Tesoureiro do Instituto Diocesano de Apoio ao clero (IDAC).

MENSAGEM

Ao dirigir-se à Diocese do Porto, afirma: “Integro-me no tema pastoral da Diocese do Porto do corrente ano: ‘Abraça o Presente! Juntos por um caminho novo’, para me situar nesse abraço e nesse caminho novo realizado em conjunto, tendo como modelo Nossa Senhora ao visitar, abraçar e ajudar a prima Santa Isabel. Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Diocese do Porto, me proteja com a ternura de uma mãe que nos acaricia e ampara”.

Ainda não foi divulgada a data da ordenação episcopal.

O novo bispo nasceu em Rates, Arciprestado de Vila do Conde / Póvoa de Varzim e foi ordenado sacerdote em 19 de julho de 1998

PERCURSO

O Cón. Roberto Rosmaninho Mariz nasceu em 13 de janeiro de 1974 na Paróquia de São Pedro em Rates, Arciprestado de Vila do Conde / Póvoa de Varzim, Arquidiocese de Braga.

Completada a educação primária na escola da sua paróquia natal, ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora da Conceição, em Braga; seguiu o curso de Teologia na Universidade Católica Portuguesa, Sede de Braga.

Foi ordenado sacerdote em 19 de julho de 1998, sendo incardinado na Arquidiocese de Braga.

Após a Ordenação presbiteral estudou Sociologia na Universidade do Minho onde obteve a licenciatura; continuou a estudar na Universidade Católica Portuguesa, Sede de Braga, obtendo o Doutoramento em Estudos de Religião com a tese: “O rosto social da Religião – As motivações religiosas das organizações socio caritativas católicas”.

Foi Pároco da Paróquia de São João Evangelista em Atães, de Santo Estevão em Barros, de Santa Marinha em Penascais e São Mamede em Vilarinho, todas no Arciprestado de Vila Verde. De 2000 a 2006 foi Arcipreste do Arciprestado de Vila Verde. Mais tarde foi Pároco das Paróquias de São Paio em Vila Verde e de Santa Eulália em Loureira. Nessa época foi também Capelão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde e Tesoureiro do Instituto Diocesano de Apoio ao clero (IDAC).

Desde 30 de setembro de 2006 é Pároco da Paróquia de São José de São Lázaro na cidade de Braga. De 2012 a 2017 foi também Pároco da Paróquia de São Pedro em Lomar, na cidade de Braga.

Atualmente exerce também os seguintes cargos:

– Membro do Capítulo dos Cónegos da Catedral com o encargo de Tesoureiro.

– Ecónomo-Tesoureiro da Arquidiocese de Braga e dos Seminários Arquidiocesanos (desde 12 de outubro 2017).

– Coordenador do Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Socio-Caritativa e Presidente da Comissão Arquidiocesana para a Pastoral Social e Mobilidade (desde 18 de julho de 2008).

– Vigário Episcopal para a Comissão Arquidiocesana para o Desenvolvimento Humano Integral (desde 17 de maio de 2012).

– Presidente da Irmandade de São Bento da Porta Aberta (desde janeiro de 2019).

– Presidente do UDIPSS (União Distrital [Bracarense] das Instituições Particulares de Solidariedade Social) (desde 2016).

– Membro da Direção e Tesoureiro da CNIS (Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade).

– Membro do Núcleo Executivo do Fundo Arquidiocesano “Partilhar com Esperança” (desde 2014).

– Gerente do Diário do Minho

– Presidente do Centro Social Paroquial da Paróquia de São José de São Lázaro.

– Assistente da Pastoral Familiar Zona da cidade de Braga (desde 2007).

– Membro do Conselho Episcopal, Conselho para os Assuntos Económicos da Arquidiocese, Conselho Presbiteral e Conselho Pastoral Arquidiocesano.

OVILAVERDENSE@GMAIL.COM

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.