O furacão Danielle, que afinal não chegou a passar pelos Açores — mas que influenciou o estado do tempo —, vai perder intensidade e passar para tempestade tropical.
Prevê-se que os seus efeitos se façam sentir na Península Ibérica no próximo fim de semana, mas apenas enquanto depressão.
«É importante definir que a trajectória do furacão Danielle ainda tem uma incerteza associada muito grande. Portanto, dependendo da trajectória, as previsões podem mudar», explicou Alessandro Marraccini, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
No entanto, prevê-se que entretanto o furacão passe a tempestade tropical. «Provavelmente vai perder intensidade nos próximos dias e tem características mais parecidas a uma depressão normal», aponta.
«É difícil falar da tempestade Danielle como o furacão que foi e que ainda é hoje. Eventualmente vai aproximar-se da Península Ibérica no fim de semana, sendo já uma depressão com características extra-tropicais, ex-furacão Danielle», evidencia o meteorologista,
Para o território continental, «as consequências prováveis são a aproximação de uma superfície frontal com ar muito húmido, que vai trazer precipitação no dia de domingo», que «pode ser por vezes forte».