PAÍS

PAÍS -

De acordo com a UNICEF, crianças portuguesas não vivem em casas saudáveis

Segundo um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), as crianças portuguesas não vivem em ambientes saudáveis, sobretudo devido a problemas com a habitação.

De acordo com este estudo, divulgado esta terça-feira, uma em cada dez famílias pobres com crianças vivem em habitações com pouca iluminação natural, sendo que cerca de 8% das crianças portuguesas vivem em habitações com problemas graves.

Neste documento, elaborado pelo Centro de Pesquisa Innocenti da UNICEF, Portugal é colocado no terceiro lugar, entre 39 países, no que diz respeito ao desempenho geral em termos de indicadores ambientais.

No entanto, o país desce para a 25.ª posição no que toca às condições ambientais para as crianças em particular, sobretudo no nível de poluição do ar e da água e da presença de chumbo no sangue.

Neste estudo é possível verificar também que cerca de 35% das famílias pobres com crianças tinham dificuldade em manter as casas aquecidas em Portugal, enquanto 25% das famílias são afetadas pelo ruído e poluição sonora.

Para além disso, uma em cada cinco crianças portuguesas é exposta a humidade e bolor em casa, enquanto uma em cada dez famílias pobres com crianças viviam em habitações com pouca iluminação natural.

O Centro de Pesquisa, para este estudo, analisou 39 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e da União Europeia (UE), de acordo com diferentes critérios, incluindo pesticidas, geração de resíduos, humidade doméstica e acesso à luz natural.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE