BRAGA

BRAGA -

De Bárbara Bandeira e Abrunhosa ao hip-hop dos Wet Bed Gang, há muita música este sábado na Noite Branca

Este sábado, o segundo dia da Noite Branca de Braga, apresenta uma programação musical bem diversificada (e de qualidade), dirigida praticamente a todos os gostos, com Bárbara Bandeira e Pedro Abrunhosa a serem os cabeça-cartaz, com espectáculos no Palco do Pópulo, respectivamente às 22h00 e 23h45.

Se estes dois músicos não necessitam de apresentação, já os Wet Bed Gang merecem algumas palavras de apresentação, sobretudo os que não acompanha a cena hip-hop.

De Vialonga, a banda constituída por Gson, Kroa, Zara G e Zizzy Jr, é o rosto da revolução do hip-hop em Portugal. Com milhões de streaming alcançados e recordes consecutivos de visualizações, rapidamente alcançaram o sucesso com o seu álbum de estreia ‘Ngana Zambi’.

A originalidade das suas letras e as suas prestações transbordantes de energia, fazem dos Wet Bed Gang o colectivo mais pretendido pelo público português.

A partir das 23h00, o Palco Avenida é deles.

Antes, pelas 19h00, o Palco Jazz, no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, é de ‘Queda áscua’, um projecto de Joana Raquel, cantora, compositora e improvisadora. Procurando um som acústico, este repertório acolhe a espontaneidade e assenta no conceito de canção. Equilibra o pré-concebido e o inventado, a música vive do contraponto, do seu produto harmónico e procura ser rítmica, dispensando o seu protagonista mais comum – a bateria. A poesia tem um papel de destaque e dita a construção de tudo o resto, sendo uma linha condutora para a composição.

O Museu ainda recebe, às 21h30, Luís Ribeiro. ‘A Invenção da Ficção’ é o álbum de estreia de Luís Ribeiro enquanto compositor e líder de formação, editado pelo Carimbo Porta-Jazz em 2023. Com vasta experiência enquanto músico noutras áreas, seja em estúdio seja enquanto performer ao vivo, Luís Ribeiro revela com este trabalho a sua faceta de compositor e parte do seu universo relacionado com o jazz e a improvisação.

Praticamente há mesma hora, no Palco Authentica, no Largo de São João do Souto, Rafael Henrique Victório é Farofa, DJ, pesquisador musical, seletor, curador e produtor cultural desde 2012. Vive e trabalha no Porto desde Outubro de 2014, sendo especialista em Música Brasileira e Vinil. Com sets e energia ecléctica viaja pela música. Sempre a favor do amor e das conexões pessoais e sociais.

FIM DA NOITE E MADRUGADA

Depois, pelas 23h00, e no mesmo palco, são os AfroBrothers a assinar a animação que promete entrar pela madrugada adentro.

Vindos directamente de Luanda para Portugal, em 2012, Braulio José de 29 anos e Aljandro José de 31 anos apaixonados pelo mundo da música electrónica, começaram a sua carreira como DJ´s Produtores em 2013, tendo já actuado em locais tão diferentes e distintos como MEO Sudoeste, Grupo Eskada, Grupo NB, Pecado Original, Magnolia Club, Cool Disco, Pedra do Couto, Pacha Ofir, Mome etc. Alem dos maiores espaços a nível nacional, realizaram uma Tour em Marrocos, Angola e passando também pelo Dubai. São conhecidos pela sua simpatia e energia contagiante, fazem das pistas de dança as suas melhores aliadas.

Já lá para 01h00 da manhã, o Palco Authentica, é do fafense André Salvador. André Salvador conta com uma carreira de Dj de mais de 20 anos. Já assumiu, como residente, dezenas de cabines nacionais, e actuou em Espanha, África do Sul, além de ser presença assídua em alguns clubes parisienses. Em 2022 lança a música ‘Monet’ em colaboração com o Dj Pete Tha Zouk e em Setembro deste ano vai lançar 1 de 2 temas em parceria com o Dj Diego Miranda.

Aposta numa identidade musical dentro do Melodic Techno e Tech House sem nunca esquecer as influências electrónicas, passando também pelos temas mais comerciais (em função da casa ou evento onde toca), as suas actuações destacam-se pelo som alegre e contagiante convidando o Party People para uma “grande viagem”.

O encerramento da segunda noite, acontece, a partir das 23h45, no Palco Avenida, com Deejay Telio. Músico, produtor e compositor angolano, Deejay Telio tem o poder de transformar as suas canções em grandes êxitos globais.

A madrugada de domingo, pertence, também no Palco Avenida, pelas 02h15, a Fábio Lopes. Conhecido como Conguito, é uma figura influente no panorama mediático português. Iniciando a sua carreira como um dos primeiros YouTubers portugueses em 2011, Conguito rapidamente se destacou como radialista da Mega Hits e apresentador de programas de televisão, como o The Voice Portugal e o The Voice Kids. Mas para além da comunicação, é na música onde está a sua verdadeira paixão, tendo criado o grupo Dois Brancos & Um Preto, uma revista de música e aventurar-se agora em nome próprio com o projecto MC/DJ.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE