A Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa faz 35 anos de serviço da Estrutura Operacional de Emergência, antiga Unidade de Socorro, no próximo dia 14 de Janeiro. Para assinalar a data, Manuel Rodrigues, da 1ª Escola da antiga Unidade de Socorro de Braga e voluntário há 35 anos, com a colaboração de uma equipa de antigos voluntários e colaboradores, estão a dinamizar diversos eventos que visam dar a conhecer a actividade desta valência, no sentido de «homenagear as centenas de voluntários que de alguma forma deram o seu contributo no trabalho desenvolvido ao longo destes anos».
O programa teve início no passado dia 5 de Janeiro, com a abertura de uma exposição interactiva na WEB com o tema 35 anos de Emergência CVP Braga.
DIA 12
No dia 12 de Janeiro será realizado um Exercício Simulacro (15h30), na Rua do Raio, em Braga, como demonstração de meios e actividades desenvolvidas e ainda um Jantar convívio, nas instalações da Delegação da CVP, pelas 20h, onde estarão reunidos voluntários e colaboradores que fazem parte do percurso da EOE e outros membros da Delegação de Braga.
DIA 14
No dia 14 pelas 18.30, na igreja de S.Victor, será realizada uma missa comemorativa dedicada a todos os voluntários e colaboradores. Estes momentos comemorativos serão encerrados com um Porto de Honra, pelas 21.30h, nas instalações da EOE, com colaboradores e voluntários da estrutura.
EQUIPA, SERVIÇOS E FROTA
A equipa de Socorro e Transporte da EOE de Braga é constituída por 70 voluntários e 13 colaboradores assalariados. É esta equipa que todos os dias responde aos mais variados serviços, desde transferências inter-hospitalares, transportes particulares, transportes de utentes para clínicas de fisioterapias, dá resposta à emergência pré-hospitalar, sendo activada pelo INEM.
Presta ainda apoio médico sanitário em eventos públicos, de carácter desportivo, cultural, musical, religioso e social como por exemplo maratonas, jogos de futebol, concertos, peregrinações, festas populares e actos sociais. Tendo no ano de 2018 realizado 6895 Transferências hospitalares e serviços ARS, 901 emergências médicas e 130 apoios médico-sanitário a eventos com a sua frota que envolve 1 ambulância medicalizada, 3 ambulâncias de emergência e 4 viaturas de transporte de doentes não urgentes. Em articulação com a Coordenação Nacional de Emergência e outras entidades de socorro intervém em situações de catástrofe e de excepção.