O Presidente da direção da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) nos mandatos de 2018 e 2019, Nuno Reis, foi eleito, este sábado, Presidente da Comissão Executiva do Fórum Académico para a Informação e Representação Externa (FAIRe). Com 36 votos, o estudante da Academia Minhota foi o candidato eleito pelos diversos membros do Conselho Geral do FAIRe, da qual a AAUMinho faz parte. A eleição decorreu no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.
Em nota enviada e traçando um plano ambicioso, Nuno Reis afirma que se tratará de um “reerguer de uma estrutura após vários anos de inatividade». O plano apresentado para os dois anos de mandato passam pela «plena e efectiva representação do associativismo estudantil Português nas redes internacionais». A consolidação, a modernização institucional e o estabelecimento de um modelo de financiamento do FAIRe são também alguns objectivos de Nuno Reis para os próximos tempos.
“FAIRe”
O FAIRe é uma organização académica de carácter nacional, com o objectivo de representar os estudantes do Ensino Superior Português a nível europeu, através da European Students Union (ESU) e também a nível internacional. Este Fórum promove, ainda, a internacionalização do associativismo estudantil e apoia os seus membros associados a nível formativo, informativo e técnico, contribuindo para que estes se tornem cada vez mais eficazes na sua ação.
Atualmente, o FAIRe representa cerca de 30 associações académicas e estudantis, provenientes de todos os subsistemas de ensino (Universitário Público, Politécnico Público e Particular e Cooperativo) que, por sua vez, representam vários milhares de estudantes portugueses.