Seis indivíduos estão sob suspeita de agredirem imigrantes no Porto, na madrugada de sexta-feira, todos com ligação ao grupo 1143, adianta o jornal Público.
Na edição desta segunda-feira, o diário avança ainda que a ligação do 1143 (data de fundação de Portugal), liderado por Mário Machado, foi estabelecida através da matrícula de um carro e um gorro encontrado na viatura, que também teria sido usada em outros ataques na mesma região.
O grupo 1143 tem como porta-voz o militante de extrema-direita Mário Machado e é responsável por ameaças a um comerciante do Bangladesh, estabelecido em Guimarães.
Recorde-se que durante madrugada de sexta-feira aconteceram três agressões, todos naquela zona da cidade. O porta-voz do grupo 1143 negou qualquer envolvimento nos ataques, mas as autoridades continuam a investigar a possível ligação entre os suspeitos e o grupo liderado por Machado.
A PJ afirmou ao Público que todas as motivações para os ataques estão a ser consideradas. Já a PSP está convicta que os crimes tiveram uma motivação racista.