TEMPO

TEMPO -

Depois de dias de calor, a tempestade Nuria chega com chuva e vento fortes

A primeira tempestade de abril está aí, interrompendo dias de calor. “Nuria” traz chuva e vento fortes, pelo menos até este sábado, 5 de abril.

Esta, sendo a 14º tempestade do ano, recebe o nome pelo Instituto de Meteorologia espanhol, o AEMET. No final desta quinta-feira, estará a oeste da Península Ibérica chegando, lentamente, a norte.

Ainda assim, já se sentem os efeitos. Esta terça-feira, pela tarde, em muitos pontos do país, sobretudo no sul, onde alguma chuva e nebulosidade já foram o cenário.

«A depressão irá ficar cerca de três a quatro dias a provocar alguma instabilidade no país, mas não é muito significativa, apesar de podermos ter alguns aguaceiros mais fortes e até algumas trovoadas, sobretudo no dia 2 e 3 a sul e 4 e a 5 mais na região norte», aponta o climatologista Mário Marques à CNN Portugal.

Assim, quinta-feira é o dia em que a tempestade chega em força, com chuva e vento a sentir-se por todo o país. Há possibilidade, ainda, de trovoadas, especialmente durante a tarde, bem como neve nos pontos mais altos e algumas cheias.

As temperaturas vão descer, pela frontal fria que Nuria traz à superfície. Ainda assim, serão «valores normais», segundo Mário Marques. Já foram emitidos avisos amarelo para as ilhas dos Açores e Madeira, mas espera-se o mesmo para o continente por parte do IPMA.

O cenário de tempestade deve manter-se até sábado, com previsão de acalmar nessa tarde, ainda com céu nublado e chuviscos, mas temperaturas mais altas.

Para o resto do mês, há «grande variabilidade atmosférica», já que depois de Nuria, chega uma semana de «aberturas primaveris», mas a chuva regressa para a Páscoa.

«A Nuria será o arranque de um comboio de depressões com frentes associadas», diz o metereologista.

ovilaverdense@gmail.com

Com CNN Portugal

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE