Está a chegar a ‘depressão Bert’ e já se fazem sentir algumas rajadas de vento mais forte e a agitação marítima. Trata-se de uma superfície frontal fria associada à depressão Bert que atravessa Portugal, deixando o país a ‘laranja’ e a ‘amarelo’ pelo menos até à manhã de segunda-feira.
A condições meteorológicas adversas vão intensificar-se nas próximas horas, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar os distritos de Braga e Viana do Castelo sob aviso laranja por causa do vento (entre as 18h00 e a 01h00 de segunda-feira) e por causa da chuva forte (entre as 20h00 e a 01h00 de segunda-feira).
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu vários avisos de precipitação, rajada e agitação marítima, tendo destacado os alertas laranja “de precipitação e rajada para a parte noroeste de Portugal continental”, nomeadamente em Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro e Viseu.
A tempestade, que foi denominada pelo Serviço Meteorológico da Irlanda, deverá trazer “vento forte do quadrante sul, com rajadas que, até à madrugada de dia 25, poderão atingir valores da ordem de 75 a 85 km/h no litoral a norte do Cabo de Sines e de 90 a 100 km/h nas terras altas”, de acordo com um comunicado do organismo, divulgado este domingo.
“Temporariamente, à passagem da superfície frontal, no final de dia 24, as rajadas poderão atingir 95 km/h no Minho e 110 km/h nas serras da referida região”, salientou a nota.
A agência meteorológica apontou ainda que “a precipitação será temporariamente forte nas regiões Norte e Centro, entre o final da tarde de hoje, dia 24, e a madrugada de amanhã, dia 25”, prevendo-se “valores acumulados que poderão atingir 30 a 50 mm, em especial no Minho e Douro Litoral e nas regiões montanhosas”.
Já na região Sul, a chuva “poderá ser temporariamente forte a norte do Baixo Alentejo e ocasionalmente acompanhada de trovoada, embora os valores acumulados de precipitação sejam menores”.
Por seu turno, espera-se que a agitação marítima na costa ocidental aumente “gradualmente, com ondas de sul/sudoeste entre dois a 3,5 metros, passando a ondas de noroeste e aumentando para quatro a 4,5 metros a norte do Cabo Raso a partir da tarde de amanhã, dia 25”.
ovilaverdense@gmail.com