METEOROLOGIA

METEOROLOGIA -

Depressão Karim já faz estragos em Braga e Viana do Castelo

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Os primeiros efeitos da passagem da depressão Karim que este fim-de-semana traz chuva intensa, vento forte, granizo e trovoada a quase todo o continente já se começaram a sentir nos distritos de Braga e Viana do Castelo.

Em Braga, um comboio entre o Porto e Valença foi obrigado a interromper a sua marcha, pelas 08h00, devido à queda de uma árvore na linha, no troço Nine-Barcelos. A composição retomou a viagem cerca de 01h30 depois.

PUBLICIDADE

Já ao iniciou da tarde deste sábado, o vento fez ‘voar’ uma estrutura metálica contra a entrada de uma residência na freguesia de Gandarela, em Guimarães. Para o local, segundo a Rádio Santiago, foram mobilizados cinco operacionais e uma viatura dos Bombeiros Voluntários de Vizela.

Já no distrito de Viana do Castelo, uma árvore caiu a meio da manhã na EN13 em âncora, situação que foi resolvida por sete operacionais e três viaturas dos ‘Voluntários’ locais.

Outra queda de árvore, desta feita em Ponte de Lima, na União de Freguesias de Fornelos e Queijada. obrigou à intervenção dos bombeiros.

A Rádio Vale do Minho dá ainda conta de outra queda de árvore, pelas 09h45, na freguesia de Outeiro, no concelho de Viana, situação que obrigou à intervenção de três operacionais e uma viatura.

No balanço mais recente, em conferência de imprensa, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil afirma que entre a meia-noite e as 11h00 foram registadas 166 ocorrências, a maioria devido à queda de árvores e de estruturas.

O adjunto de operações Sérgio Trindade, em declarações à TSF, alerta que nas próximas horas a chuva se vai intensificar, podendo originar “cheias-relâmpago”, ou seja, muito rápidas, especialmente nos meios urbanos, que podem afectar “pessoas não tenham hipótese de se movimentar e fugir delas”.

Até ao momento, nenhuma das ocorrências causou vítimas ou danos significativos.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS