VILA VERDE (destaque)

VILA VERDE (destaque) -

Desagregação da União de Freguesias de Sande, Vilarinho, Barros e Gomide em cima da mesa

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Um grupo de eleitos da Assembleia de Freguesias da União de Sande, Vilarinho, Barros e Gomide, em Vila Verde, acabam de solicitar uma reunião extraordinária daquele órgão para propor a desagregação da atual União de Freguesias.

No seu lugar, este grupo sugere o regresso das extintas freguesias que compõem aquela União, de forma a «garantir a manutenção e autonomia como uma circunscrição política, administrativa e geográfica, una e indivisível, no desempenho final do novo mapa de freguesias do concelho de Vila Verde».

Os cidadãos em questão prometem «defender esta reversão», como uma maneira de «preservar a identidade histórica e cultural da população» e garantem «promover a melhoria dos serviços públicos de proximidade», assegurando, assim, «uma maior capacidade de intervenção da junta de Freguesia».

Este grupo de cidadãos recorda a Lei n.º 39/2021, de 24 de Junho, que afirmam revogar a Lei n.º 11-A/2013, relativa a 28 de Janeiro, na qual é definido o regime jurídico de criação, modificação e extinção de uma freguesia.

Dessa forma, o grupo de trabalho acredita que será possível decidir sobre a desagregação da atual União de Freguesias, sendo que, em nota enviada, é referido que as freguesias podem desagregar-se nas mesmas condições em que foram agregadas, em 2013.

«NÃO ME OPONHO À DISCUSSÃO, MAS….»

«Não me oponho à discussão, mas acho que não faz sentido, nem sei se cumpre os requisitos da Lei. Confesso que não me debrucei sobre isso, mas vamos marcar a Assembleia de Freguesia e analisar o que a população pretende». É a reação do atual Presidente da Junta da União de Freguesias de Sande, Vilarinho, Barros e Gomide, Júlio Ferraz.

Na sua opinião, «há que cumprir com o que a Lei determina e assim faremos. Mas vamos analisar e ponderar bem esta questão».

ovilaverdense@gmail.com

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.