Viana do Castelo prepara-se para receber, nesta tarde de quinta-feira, um dos grandes momentos da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, com o Desfile da Mordomia, sendo que o mesmo é apelidado como «a maior montra de ouro ao ar livre».
São cerca de sete centenas de mulheres que vão desfilar trajadas pelas ruas da cidade, com início agendado para as 16h, num cortejo que vive não só do traje, com cores consoante a freguesia e o estatuto, mas também do ouro que adorna a beleza das mulheres e que é peça obrigatória no desfile, variando apenas a quantidade.
Dessa forma, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu esta quinta-feira a Mordomia, na tradicional apresentação de cumprimentos ao executivo municipal e na qual participaram cerca de meia centena de mordomas.
Na sua intervenção durante a cerimónia que decorreu no Salão Nobre, o autarca Luís Nobre enalteceu o trabalho dos que prepararam a romaria, que depois de dois anos a ser sentida pode «agora ser sentida e vivida intensamente».
Para além disso, o autarca lembrou a Ribeira e os seus pescadores e as suas gentes genuínas, bem patente em nomes como a da Tia Neves.
Já o presidente da Comissão de Honra da Romaria, Tião Brandão Rodrigues, afirmou que tem vindo a «sentir Viana de uma forma especial», pois «esta não é uma romaria qualquer».