VILA VERDE - Desfolhada e Malhada do Milho geraram convívio e lembraram tradição em Oriz São Miguel

VILA VERDE -
Desfolhada e Malhada do Milho geraram convívio e lembraram tradição em Oriz São Miguel

A Quinta do Gama, em Oriz São Miguel, acolheu, na tarde deste sábado, a recriação de uma Desfolhada e Malhada do Milho. Mais de duas dezenas de populares reuniram-se em torno das espigas, em plena época das colheitas, para assim cumprir a tradição e mostrar os bons costumes da região.

A preparação e confecção das broas de milho caseiras foi também um dos destaques da iniciativa, juntando muitos à volta do forno para ver “cozinhar” a iguaria, que depois seguiu para ser degustada na farta merenda oferecida pela organização.

Da ementa vespertina fizeram ainda parte o vinho, as febras, as pataniscas e as sardinhas, que ao som das concertinas deliciaram e alegraram uma tarde de chuva em Oriz São Miguel.

PUBLICIDADE

A iniciativa, organizada pela Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Oriz S. Miguel, estava inicialmente marcada para a Escola Primária, mas foi alterada para a Quinta do Gama, na referida freguesia.

A “Desfolhada/Malhada de Milho e Festival da Broa de Milho Caseira” está integrada na programação turístico-cultural “Na Rota das Colheitas”, promovida pelo Município de Vila Verde.