Um homem de 22 anos foi detido, em Oeiras, no passado sábado, por suspeita da prática de três crimes de roubo agravado, um crime de detenção de arma proibida e dois crimes de abuso de cartão, dispositivo ou dados de pagamento.
Num comunicado, a PSP revela esta terça-feira que o suspeito foi detido no âmbito de um mandado de detenção, emitido em Maio de 2024.
De acordo com os agentes, na altura, o suspeito terá fugido para fora do país, a fim de escapar ao cumprimento do mandado.
Porém, em Dezembro, voltou a entrar em território nacional, tendo sido desencadeadas diligências, por parte da PSP, para apurar o seu paradeiro, o que culminou, agora, na sua detenção.
Revelam as autoridades que o agora detido é suspeito de, na companhia de um amigo, nos anos de 2022 e 2023, assaltar jovens, principalmente no interior de transportes públicos, apropriando-se dos telemóveis dos mesmos.
Posteriormente, o suspeito utilizava os telemóveis roubados para efectuar viagens ou encomendar refeições, através de plataformas de entrega de refeições e de viagens, nomeadamente Bolt e Uber, com os cartões de crédito das vítimas, associados às mesmas.
Conta ainda a PSP que o suspeito aproveitava ainda os telemóveis roubados para tirar fotografias suas, nas quais fazia poses com uma arma de fogo proibida.
Após ser detido, o alegado assaltante foi presente à autoridade judiciária competente, em sede de 1.º Interrogatório Judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coacção de prisão preventiva.
ovilaverdense@gmail.com