O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou para Portugal um fenómeno conhecido como “chuva de lama” e a Direcção-Geral de Saúde (DGS) recomendou cuidados redobrados para a população mais sensível, como crianças e idosos.
A concentração de poeiras em território aéreo nacional está a aumentar e irá permanecer até 1 de Abril, dia em que os céus terão apenas algumas poeiras residuais. Mas antes da bonança, vem a tempestade, ou melhor, uma depressão.
“Estas poeiras estão a chegar a Portugal Continental através da circulação induzida por uma depressão em altitude que afectou o território do arquipélago da Madeira e que se encontra em deslocação na direcção do Continente”, alerta o IPMA, que prevê alguns aguaceiros, dos quais poderá resultar a deposição de poeiras no solo, vulgarmente designada por ‘chuva de lama’.
A DGS também lançou um alerta devido aos efeitos que a fraca qualidade do ar pode ter na saúde dos portugueses, principalmente dos mais vulneráveis.
“A população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a actividade física ao ar livre e evitar a exposição a factores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes”, recomenda a DGS.
Crianças, idosos e doentes respiratórios, cardiovasculares e crónicos devem ficar em casa, com as janelas fechadas, e contactar a Saúde 24 caso haja agravamento de sintomas.