A Direcção Geral de Saúde (DGS) publicou novas regras para utilização dos equipamentos culturais, através de uma Orientação que descreve os pontos importantes na prevenção da transmissão da Covid-19 em equipamentos culturais, assim como os procedimentos a adoptar perante um caso suspeito de infecção.
Considerando a evolução epidemiológica actual da Covid-19, é iniciada a fase de recuperação e reabertura dos serviços que se encontravam encerrados, como o caso dos equipamentos culturais.
No atual contexto de redução de medidas mais restritivas, o acesso a espaços e actividades culturais e de lazer torna-se muito importante para a saúde da população, tendo a DGS publicado uma Orientação onde são apresentados os procedimentos essenciais a ter em conta na abertura dos equipamentos culturais, nomeadamente:
I. Preparação prévia à abertura ao público dos equipamentos culturais; II. As medidas gerais; III. Medidas específicas – III.1. Salas de espetáculos, de exibição de filmes cinematográficos e similares; III.2. Livrarias, Arquivos e Bibliotecas; III.3. Museus, Palácios, Monumentos e similares; III.4. Programação ao Ar Livre e IV. Procedimentos perante Caso Suspeito.
Cos pretenda, o site do Município de Vila Verde disponibiliza um link de acesso para consultar a orientação da DGS em: