OPINIÃO –

OPINIÃO – -

Dia 26 de maio, votem nas eleições europeias

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Por JSD Vila Verde

No próximo dia 26 de maio de 2019, o país vai novamente a votos, desta feita, para eleger os deputados ao Parlamento Europeu.

Convém salientar que como jovens europeus, enfrentamos atualmente muitos desafios, que vão desde as alterações climáticas até mesmo à migração, sem contar com o crescente desenvolvimento tecnológico e as implicações do mesmo quer ao nível do emprego quer ao nível da privacidade e do impacto nas gerações futuras.

Sendo que é inegável que o futuro deste projeto europeu depende em muito de nós: a juventude.

Somos, sem sombra de dúvida, um dos grupos sociais que mais beneficiamos do projeto europeu e das vantagens que o mesmo trouxe quer para o desenvolvimento pessoal, quer profissional de cada um de nós, pelo que temos uma responsabilidade acrescida no que toca à hora de votar.

É comum utilizar-se o cliché de que os jovens não querem saber, de que nós jovens não nos importamos, não valorizamos a democracia e de que não nos debatemos por causas.

Porém, a esses críticos a memória cabe-lhes curta. Na verdade, quando o país se viu “à rasca” fomos nós os jovens que lutamos para sair da “bancarrota”, por criar alternativas, por olhar para fora da caixa e procurar mais longe, aquilo que mais perto não se alcançava.

A instabilidade do nosso país e a escassez de recursos obrigou-nos a expandir horizontes e encontrar novas, melhoradas e renovadas soluções para problemas já antigos: designadamente, a crise.

Fomos talvez a geração responsável pela maior revolução do mercado português nas últimas décadas e a que conduziu à sua maior internacionalização e valorização, incutindo valor acrescentado, qualidade e conhecimento aos nossos produtos e à maneira tradicional de fazer as coisas.

Fomos a geração do empreendedorismo, dos jovens empresários, jovens agricultores. Fomos a malta das Startup´s e da inovação. Fomos, somos e seremos o futuro do nosso país e da Europa.

Para alcançar tudo isto, contribuiu não só a garra e a irreverência que caracteriza o nosso ADN, como também o facto de pertencermos a uma comunidade alargada de intercâmbio e interajuda. A União Europeia.

O euro, o cartão de cidadão, o espaço Schengen, os apoios, os programas, os fundos comunitários, fazem hoje parte do nosso vocabulário quotidiano, e cabe-nos a nós trabalhar para que aí permaneçam, contribuindo ativamente para a construção deste projeto.

Sendo que, conforme os eventos recentes o demonstram, este projeto europeu não é um projeto irrevogável e o Brexit é um exemplo claro dessa realidade.

Por esse motivo, e porque acreditamos no projeto europeu, incentivamos a uma maior participação da população nas eleições europeias.

Não deixes que ninguém decida em que mundo queres viver. Vai as urnas, vota, participa e empresta a tua voz a uma causa. Assume a tua responsabilidade e vota, livre e conscientemente.

O teu voto faz a diferença.

Já provamos que quando nos unimos somos capazes, portanto, junta-te a nós e vem votar.

Todos juntos decidiremos a Europa em que queremos viver.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.