VILA VERDE

VILA VERDE -

Dia da Pessoa com Deficiência assinalado com semana de actividades

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Município de Vila Verde promove, a partir de segunda-feira, uma semana de actividades dedicadas a assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, reforçando a estratégia de parceria e cooperação para a inclusão e valorização social das pessoas com deficiência.

O lançamento de um livro desenvolvido pelos utentes do complexo de Vila Verde da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), que foram os autores de ilustrações que permitem ler e contar histórias, marca o programa, que envolve diversos espaços e instituições.

PUBLICIDADE

A Escola Secundária de Vila Verde acolhe na segunda-feira, às 10h00, a projecção do filme “Campeones”, de Javier Gutiérrez, seguindo-se um programa na Rádio Voz do Neiva – “CLDS com Voz” –, com a participação do Lar Residencial e CAO da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde e o Complexo local da APPACDM de Braga.

Estas instituições estarão novamente juntas na terça-feira para uma acção de sensibilização da comunidade para as questões da inclusão das pessoas com deficiência, com a distribuição de crachás à população

Na quinta-feira, será a vez de envolver o sector económico e empresarial na causa da inclusão social, com o lançamento do selo “Empresas e Entidades Inclusivas”, numa cerimónia que terá lugar às 11h00, na Casa do Conhecimento, onde será ainda apresentado o vídeo Alta Promoção”.

“Histórias comidas: Eu Consigo!” é a obra a apresentar na sexta-feira, 3 de Dezembro, num momento alto do programa que marca a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Num trabalho orientado pela professora de educação visual Mi Maria Martins, o livro desenvolve-se com desenhos, sendo cada um adaptado à palavra, ao texto que cada “leitor” pretende construir.

Numa iniciativa do complexo de Vila Verde da APPACDM, a edição do livro “Histórias comidas: Eu Consigo!” pretende partilhar um meio facilitador para a inclusão, em função das necessidades, capacidades e nível de funcionalidade de cada ‘leitor’.

“Desenhado” de forma ajustada à população com deficiência intelectual, o livro contribui para «minimizar a frustração, aumentar a auto-estima e a motivação das pessoas com dificuldades em aceder aos livros da forma convencional».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.