A via Falperra até ao Santuário de Nossa Senhora do Sameiro fervilhou com os últimos preparativos para aquela que é a festa da velocidade de montanha europeia e mundial.
Este segundo dia foi dedicado à conclusão das verificações técnicas e documentais e últimas afinações. Ao final da tarde, as cerca de centena e meia de equipas participantes desfilaram pela zona histórica da cidade, desde o Arco da porta Nova até à Praça da República onde foi feita a apresentação das equipas e dos concorrentes à população.
Para amanhã, a partir das 10 horas, o dia será dedicado às subidas de treinos oficiais, utilizando um percurso menos extenso em cerca de dois quilómetros que a rampa a que estamos habituados.
Para esta prova, o epicentro está todo instalado junto ao Santuário do Sameiro, com o Paddock (nome dada a edificação encontrada nos circuitos de automobilismo para abrigar o pessoal das equipes, veículos, oficiais de prova e convidados.), dividido, devido ao elevado número de equipas presentes, pelos vários estacionamentos.
Domingo será o dia de todas as decisões, com as três subidas oficiais e respetivas classificações.
A festa da velocidade de Montanha mundial culminará com a entrega de prémios, ao fim da tarde, na tenda instalada na Avenida Nossa Senhora do Sameiro.
Texto. Carlos Costa
Fotos de Porfírio Ferreira e Carlos Costa.