O Dia do Brandeiro decorre este sábado e domingo, dia 5 e 6 de agosto, na Branda da Aveleira, freguesia de Gave, no concelho de Melgaço. É um evento que reúne toda a a população para celebrar a cultura da transumância, uma tradição com 900 anos, à volta da gastronomia e Alvarinho da região.
Esta é uma tradição secular que mobilizou uma centena de brandeiros em meados do século XX. De abril a setembro, mudavam-se para as brandas para usufruir dos pastos, regressando à aldeia quando chegava o inverno.
O evento arrancou esta manhã (9h30) com o grupo musical os Gaiteiros do Rio Mouro. Seguiu-se a sessão de abertura das festividades.
De seguida, a geógrafa Andreia Cristina Amorim Pereira proporcionou um debate cultural sob o tema “O Garrano: cavalo selvagem e companheiro dos pastores”.
O momento alto do evento aconteceu ao fim da manhã, com o cortejo etnográfico “A transumância”.
A festa de sábado continua durante a tarde com um programa variado com concertinas, concurso “Apanha do porco” e animação musical.
No domingo, pelas 09h30, vai realizar-se o Percurso Pedestre da Transumância, ou seja, uma caminhada pela montanha e, para as 15h00, está marcada a tradicional Corrida de Garranos e animação musical.
ovilaverdense@gmail.com