REGIÃO -

REGIÃO - -

Dia dos Namorados. (Acredite ou não) Estudo diz que minhotos são pouco ou quase nada românticos

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O grupo de analíticos do Picodi.com resolveu verificar estatísticas de procura na internet das frases mais “românticas” e criar uma classificação dos distritos mais românticos em Portugal. Braga está num triste 10.º lugar, precisamente a meio da tabela. E de Viana do Castelo, nem se fala: 18.ª posição…

Infelizmente, aquele site não avança com qualquer pista -nem sequer esboça uma tentativa mais pequena que seja- que esclareça a razão de tão pouco romantismo nas gentes minhotas.

Daí que perguntemos: andará Vila Verde a “pregar aos peixes” com a sua Semana do Romance?! Ou será que os minhotos e as minhotas não precisam da internet para saber o que fazer (e não fazer, é claro) no Dia dos Namorados? Pode ser que sim, pode ser que não, dizemos nós.

PUBLICIDADE

Antes de mais, veja-se como foi elaborado o estudo. Começa-se por investigar quantas vezes as frases que se associam com o Dia dos Namorados, tais como “Dia de São Valentim’, “declaração de amor”, “jantar romântico”, “flores” ou “surpresa” foram procuradas no Google.

Depois, e como a frequência da indicação no motor de pesquisa das frases mencionadas sobe no período antes do dia do São Valentim em todo Portugal, consegue, então, determinar o romantismo por região.

Desta maneira, conclui-se que em certos lugares a vontade de agradar à cara-metade aumenta mais, enquanto nos outros – claramente menos.

Assim, estudo mostra que os portugueses mais românticos moram em distritos do norte e centro do país – Vila Real, Portalegre e Bragança. O aumento da popularidade das frases relacionadas com o Dia de São Valentim na pesquisa no Google foi o maior nestes três distritos.

Vila Real distingue-se, diz o Picodi.com, por “um clima morno e agradável e, para além disso, produz um dos melhores vinhos de Portugal”. O distrito faz fronteira com o de Bragança, classificado, por sua vez, no 3.° lugar do ranking. Sendo assim, pode-se concluir que os portugueses mais românticos vivem no nordeste do país.

No caso do Portalegre, a cidade dos 7 conventos, “talvez o belíssimo Parque Natural da Serra de São Mamede ou a localização serena, longe do barulho urbano e fortes ventos oceânicos criem condições perfeitas para desenvolvimento do romance verdadeiro”, é a explicação adiantada.

O site avança com um dado curioso que aparentemente nada tem a ver com o Dia dos Namorados (ou terá?): os três distritos encontram-se também entre as regiões com umas das menores taxas de incêndios do país inteiro.

Observando os 20 distritos de Portugal conclui-se que o menor interesse pelo Dia de São Valentim e tudo relacionado com esta data, é demonstrado pelos habitantes de distritos de Castelo Branco e Coimbra que ocupam os últimos lugares na classificação. Outros lugares pouco românticos são Açores e Setúbal, 16.° e 17.° lugar respectivamente.

“Tanto o distrito de Coimbra (na significativa parte) como o de Castelo Branco ficam na sombra de Serra da Estrela que os separa do ar oceânico e que gera um clima mais frio durante o Inverno – será que as condições rígidas tenham influência nos corações de albicastrenses e conimbricenses?”, questiona o Picodi.com. Pode ser que sim, pode ser que não, dizemos nós.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS