Foi aprovada no passado dia 3 de Maio pela Câmara Municipal de Ponte de Lima uma proposta para conceder entrada gratuita na Rede de Museus e Centros de Interpretação de Ponte de Lima, nomeadamente no Museu do Brinquedo Português, Museu dos Terceiros, Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, Centro de Interpretação do Território e no Centro de Interpretação de História Militar do Concelho de Ponte de Lima. A proposta foi apresentada pelo Vereador Paulo Sousa.
«Promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento» é o principal objectivo da efeméride criada pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, que este ano assinala a data sob a temática “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.
Assim, os museus, os seus profissionais e as comunidades são convidados a «criar, imaginar e partilhar novas práticas de criação de valor, novos modelos de negócio para instituições culturais e soluções inovadoras para os desafios sociais, económicos e ambientais», pode ler-se em nota enviada pelo Município.
Neste sentido, desafia as instituições culturais de todo o mundo a «experimentar novas formas de modelos híbridos de fruição cultural e reafirmar a sua missão de construtores de um futuro justo e sustentável», nomeadamente através da partilha de visitas e exposições virtuais, apresentações, filmes e todas as iniciativas que possam ser partilhadas online.
Apesar dos condicionalismos impostos pela actual conjuntura pandémica, seguindo as regras e cumprindo-se os planos de contingência, a Rede de Museus e Centros de Interpretação de Ponte de Lima oferecem entradas gratuitas a todos os visitantes, sinalizando em segurança, o Dia Internacional dos Museus, no dia 18 de Maio.