No mês de Abril comemora-se o Dia Mundial da Dança e o Município de Braga apresenta um conjunto de propostas com o intuito de celebrar a dança nas suas variadas expressões e manifestações, cumprindo, ao mesmo tempo, as restrições impostas pela pandemia.
De 25 de Abril a 1 de Maio, a autarquia convida o público para assistir, ao vivo ou online, a um conjunto de iniciativas variadas.
Neste programa destaca-se, em regime presencial (entrada livre mas sujeita a marcação prévia), o espectáculo “Leira”, da Companhia Nova Galega de Danza (dia 29, às 21h00, no Espaço Vita), uma proposta que visa aproximar a cultura galega, neste ano em que Braga se assume como Capital de Cultura do Eixo Atlântico.
Para o público infantil e familiar, haverá uma co-produção do LU.CA e Teatro Luís de Camões de “A Caminhada de Bruno Alexandre” (dia 25, no Espaço Vita, às 11h00).
Já a Arte Total apresenta no Mercado Cultural do Carandá duas propostas: a performance/instalação “Caixa de Esmolas” (dias 29 e 30 de Abril, às 19h30, e dia 1 de Maio às 11h00) e a exibição dos vídeos seleccionados no “Braga International Vídeo Dance” (dia 28 às 19h00).
No dia 29 de Abril, em que se assinala o Dia Mundial da Dança, a programação terá presença nas plataformas digitais com três propostas.
A Ent’Artes apresenta a performance “Castula Secare” (11h00), inspirado pela magnificência do Mosteiro de São Martinho de Tibães, cenário escolhido para a produção.
A Backstage exibe o espectáculo “Dançar sobre a Cidade” (18h00), um percurso performativo pelos enigmáticos miradouros da cidade, inspirados nas palavras da poetisa Ondina Braga.
Haverá ainda e a apresentação pública do resultado das residências artísticas realizadas em contexto educativo no ano lectivo 2019/2020 do Projecto Call Escola (15h30), da Arte Total.