Cerca de 400 alunos do ensino secundário e profissional de Braga participaram, esta terça-feira, no Dia Nacional da Democracia, uma iniciativa promovida pelo município de Braga em parceria com a Associação Cívica Sedes.
De acordo com a autarquia, “estimular a democracia junto dos jovens, difundir conhecimentos sobre política e incentivar a participação democrática dos jovens” foram os objetivos da sessão.
Na ocasião, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, destacou a importância de se criarem plataformas e espaços de auscultação dos jovens. “Nesse particular, Braga tem percorrido um caminho muito positivo que queremos continuar a reforçar para o futuro”, disse o autarca.
Rio sublinhou que, de forma transversal e em colaboração com os agentes locais, Braga tem procurado potenciar as respostas para os jovens nas mais diversas áreas, replicando ainda as boas práticas a nível internacional.
“Não é por acaso que Braga foi Capital Ibero-Americana da Juventude, esteve na linha da frente na criação da Rede de Capitais Europeias de Juventude, na introdução o Orçamento Participativo ‘Tu Decides!’, na reativação do Conselho Municipal da Juventude, na realização dos Concursos Jovens Criadores e Jovens Talentos ou na implementação do projecto 100% Youth City””, acrescentou o edil.
O Dia Nacional da Democracia contou com conjunto de atividades que tiveram por objetivo fortalecer o conhecimento dos jovens sobre as instituições democráticas. A iniciativa incluiu a “Aula da Democracia”, que contou com a participação de Ricardo Rio, um quiz sobre política e ainda um debate entre partidos políticos.