VILA VERDE

VILA VERDE -

“Diabólica”. Fernando Capela Miguel seduz alunos da EPATV com 49 diabos

São quase todos vermelhos os 49 diabos em cerâmica, esculpidos por artesãos populares do Minho, que o historiador vimaranense Fernando Capela Miguel apresentou no átrio de entrada da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) para seduzir os 700 alunos durante cinco dias.

A sessão inaugural – à qual presidiu o Director Geral da EPATV, João Luís Nogueira – traduziu-se numa lição sobre a presença do Diabo na cultura, na religião, na tradição e na arte popular portuguesa.

Nesta sessão marcou presença José Moças, que também se tem destacado no estudo, recuperação e edição de fontes históricas da música popular tradicional portuguesa.

João Luís Nogueira reafirmou que esta exposição prova que a EPATV está a «cumprir o seu papel enquanto escola, dignificando a cultura popular, uma vez que, ao longo destes cinco dias, são efectuadas visitas guiadas para as turmas da escola».

«Promover a cultura popular é tarefa que o Grupo Amar Terra Verde, a que me orgulho de presidir, sempre assumiu com gosto e dignifica a nossa missão», sublinhou.

João Luís Nogueira agradeceu aos mecenas que tornaram possível esta exposição, entre eles, António Moura, Manuel Sampaio da Veiga e Arnaldo Sousa.

Estão patentes obras de artesãos como António Ramalho, Irmãos Mistério, Irmãos Baraça, João Ferreira, Júlia Côta, Helena Silva, Conceição Sapateiro e Milena de Salsas.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE