No ano em que se comemora o centenário do nascimento de Carlos Paredes, Norberto Lobo e Ben Chasny (mais conhecido como Six Organs of Admittance) juntam-se para celebrar a obra do guitarrista e compositor português.
Norberto e Ben vão cruzar «a tradição nacional com o experimentalismo, refletindo sobre influência de Paredes em diferentes gerações e geografias», avança o gnration. A dupla passa por Braga esta sexta-feira, 14 de fevereiro, com concerto no gnration.
Carlos Paredes «é considerado o maior génio deste instrumento com a sua música ficou cravada na cultura portuguesa», avança. Nasceu em Coimbra, a 16 de fevereiro de 1925, numa família de guitarristas.
Ben Chasny, do projeto Six Organs of Admittance, «descobriu Paredes numa visita a Portugal e é o responsável por introduzir toda uma geração internacional à sua música», esclarece o gnration. «Não consigo falar de Paredes sem me sentar direito na cadeira. As melodias tocam-te, é lindo» descreveu Ben numa conversa com Pedro Gomes para o Teatro Maria Matos, em 2018. Norberto Lobo, no seu disco de estreia, Mudar de Bina (2007) é dedicado a Carlos Paredes, numa alusão à canção “Mudar de Vida”.
Em 2025, a digressão que junta Six Organs of Admittance e Norberto Lobo passa pela este fim de semana por Braga, no gnration.