CULTURA

CULTURA -

Digressão de Owen Pallett e The Hidden Cameras passa esta sexta por Braga

Owen Pallett e The Hidden Cameras embarcam juntos numa digressão europeia de celebração dos 20 anos do álbum ‘The Smell of Our Own, com uma série de concertos únicos que passa esta sexta-feira, pelas 22h00, pelo gnration, em Braga.

O disco é um documento seminal da cena de Toronto da época, que Pallett, colaborador de Arcade Fire e músico no disco, descreve como “um momento de celebração nas nossas vidas”.

Violinista, compositor e produtor, Owen Pallett é um dos músicos mais aclamados do Canadá. Com influências que vão desde o pop e rock, à música eletrónica e de câmara, Owen é um virtuoso do violino, sendo reconhecido pelo trabalho a solo e pelos arranjos de orquestra para alguns dos maiores músicos da actualidade.

Em 2005, Owen estreou-se a solo, sob o pseudónimo Final Fantasy, com o disco “Has a Good Home”. Segue-se “He Poos Clouds” (2006), um álbum para quarteto de cordas baseado no jogo Dungeons & Dragons, que lhe garante o Polaris Music Prize. Em 2010, e já em nome próprio, Owen lança o muito aclamado “Heartland”, um álbum conceptual passado num mundo fantástico e, mais recentemente, edita “Island” (2020), descrito pela NPR Music como uma “opera cósmica e celestial”.

O seu trabalho com os Arcade Fire no disco “The Suburbs” (2011) foi distinguido com um Grammy.

A sua lista de colaborações conta com nomes como Frank Ocean, Christine and the Queens, Taylor Swift, The National, Duran Duran, Caribou, The Montain Goats, Sigur Rós e Pet Shop Boys, entre muitos outros.

O trabalho de Owen estende-se também ao cinema e televisão. Foi ainda nomeado para um Óscar pela banda sonora do filme “Her”, de Spike Jonze, e venceu um Emmy com a composição para a série “Fourteen Actors Acting”.

Liderado pelo carismático Joel Gibb, The Hidden Cameras é uma banda de Toronto formada por uma lista variada de músicos, que acompanham Gibb nas suas composições irreverentes e com influências tão variadas, que vão desde o folk ao rock’n’roll e à música eletrónica. Conhecidos por atuações intensas, com dançarinos go-go em balaclavas, coros e quartetos de cordas, Joel Gibb apresentar-se-á sozinho nesta digressão.

Vestindo a pele de banda de um homem só, com guitarra e bateria, o artista vai tocar algumas canções do disco “The Smell of Our Own”. Esta será também a oportunidade ideal para Gibb estrear novas composições que tem vindo a desenvolver para o próximo disco de The Hidden Cameras, com lançamento previsto para 2024.

Owen Pallett, que é um antigo membro de The Hidden Cameras, juntar-se-á em palco a Joel Gibb para ajudar o antigo colega de banda a carregar o legado histórico que os canadianos deixaram na música pop contemporânea, interpretando temas do disco “The Smell of Our Own”.

Os bilhetes (9 euros) podem ser adquiridos em https://gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE