ÚLTIMA HORA (Política)

ÚLTIMA HORA (Política) -

Distrital do Chega exonera concelhia de Vila Verde

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Comissão Política Distrital de Braga do Chega exonerou a Concelhia de Vila Verde apesar de o partido ter eleito um vereador nas últimas eleições autárquicas, o único no norte do país.

O presidente da «Distrital», Filipe Melo disse que a razão principal se deveu ao facto de o então cabeça de lista à Câmara, Fernando Silva (conhecido como Feitor) ter convidado o antigo presidente da Câmara, António Cerqueira, para a Comissão de Honra, apesar de saber que tinha sido condenado por corrupção a uma pena de prisão efetiva: “pedimos-lhe, quer o órgão Distrital quer a Nacional, que retirasse o ex-autarca da Comissão de Honra e ele recusou-se, o que prefigura uma desobediência às orientações do partido”, explicou.

O jornal “O Vilaverdense” contactou Fernando Silva, que não se quis pronunciar, dizendo apenas que recebeu um mail sobre o tema, mas ainda não foi notificado formalmente pelo partido.

PUBLICIDADE

Uma outra fonte da Concelhia adiantou que a decisão, tomada sem os militantes serem ouvidos, “é ilegal”, mas o líder distrital contraria a tese: “os estatutos são claros. Cabe às Distritais nomear e exonerar as Concelhias. Enquanto não forem mudados, para que haja eleições locais no partido, estão em vigor pelo que a decisão que tomámos é legal”, disse.

Para além da exoneração da Concelhia vilaverdense, a Distrital demitiu uma vogal, Maria Gabriela Cardenas, também de Vila Verde e mulher de Fernando Silva: “insultou dois vice-presidentes no Congresso Distrital e isso é inadmissível, pelo que foi demitida”, salientou Filipe Melo.

O Chega de Braga elege dia 6 de novembro os 39 delegados do distrito ao Congresso do partido, aos quais se somarão mais cinco delegados por inerência.

A lista afeta à Distrital é encabeçada por José Peixoto, da Concelhia de Amares.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.