Dois alpinistas morreram, esta segunda-feira, num acidente no conhecido Espolón de los Franceses, que dá acesso ao pico Peña Vieja, na zona da Cantábria, no maciço central do Parque Nacional dos Picos de Europa. A RTVE avança que os montanhistas são portugueses.
Os serviços de emergência e socorro da Cantábria revelam, nas redes sociais, que um helicóptero foi enviado para o local, após o alerta dado por outro alpinistas que estava na zona e que terá testemunhado o acidente.
O acidente ocorreu ao final da manhã desta segunda-feira numa rota para especialistas, tendo já sido confirmado pelo Governo Regional da Cantábria.
De acordo com o 112 da Cantábria, os dois alpinistas encontravam-se numa zona alta quando, por volta das 12h45, foi dado o alerta. A queda aconteceu sem que a equipa de resgate pudesse fazer o que quer que fosse a não ser certificar a morte dos dois montanhistas.
Com um desnível de quase mil metros, 650 dos quais de escalada, o percurso em que os dois montanhistas sofreram o acidente fatal sobe até ao cume de Peña Vieja, o ponto mais alto da Cantábria, com 2.613 metros.
Fallecen 2 escaladores en el Espolón de los Franceses #PicosDeEuropa. Se encontraban en una zona alta cuando han tenido el accidente, sin que los efectivos desplazados al lugar hayan podido hacer otra cosa que certificar su muerte. pic.twitter.com/a4oF8wR0av
— 112 Cantabria (@112Cantabria) April 7, 2025