AMBIENTE

AMBIENTE -

Domingo de calor deixa praia de Adaúfe e Bom Jesus com lixo e marcas de vandalismo

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A beleza da Praia Fluvial de Adaúfe e da envolvente do Bom Jesus do Monte este domingo de manhã estava ‘contaminada’ pelo vandalismo e lixo. A denuncia é de Carlos Manuel Dobreira.

Nas redes sociais, o conhecido activista ambiental e praticante de plogging bracarense mostra em fotos e vídeos os actos de vandalismo e “a imundície de resíduos e até uma lixeira” que encontrou naqueles locais

“Na Praia Fluvial de Adaúfe, eram visíveis vestígios de vandalismo com uma área queimada com plásticos e metais, na margem do Rio Cávado, assim como na churrasqueira, esta repleta de resíduos, alimentos e grelhas deslocadas”, escreve em nota ao PressMinho.

PUBLICIDADE

Também o parque de estacionamento da praia “estava imundo de resíduos (chinelos, garrafas de vidro, facturas, de plástico, máscaras, latas e beatas de cigarro)”, além de “uma lixeira junto aos terrenos agrícolas ali próximos”.

Na lixeira, acrescenta Carlos Dobreira, “era possível observar janelas de alumínio, esfregonas, garrafões de vinho, mala térmica, tubo de aspiração, escova de aspirar e até um estore de rolo”, enquanto uma das placas de sinalização da praia fluvial fora direccionada, para outro local, neste caso para Palmeira.

“Já nas imediações do Bom Jesus do Monte, em Tenões, numa sessão de plogging de 4 quilómetros (percorridos em 91 minutos), realizada com uma pinça de recolha, foram recolhidos 150 litros de lixo no Parque do Arco e na Alameda do Pórtico”, refere.

Aqui, recolheu “muitas embalagens de marca conhecida de fast-food, plásticos, maços de cigarro, máscaras, luvas, sacos de papel, palhinhas, garrafas e colheres de plástico, copos de iogurte até um slip. Igualmente, foi observado um contentor da AGERE vandalizado (na Estrada de São Pedro) e vidros partidos no Parque do Arco”.

“Indignado”, Carlos Dobreira remeteu as imagens recolhidas para a Agência Portuguesa de Ambiente, Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica, Comissão Nacional da UNESCO e para a activista sueca Greta Thunberg.

Vídeo Praia de Adaúfe em https://m.facebook.com/groups/1623672294526805?view=permalink&id=3162036430690376

Vídeo na página de Greta Thunberg em https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1137162063318279&id=732846497083173

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS