As papas de sarrabulho “à moda dos Vinte” são o chamariz principal da segunda edição dos Domingos Gastronómicos, iniciativa que vai decorrer em cinco restaurantes da Vila de Prado, entre os dias 1 de Novembro e 20 de Janeiro.
A acção é da Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte e pretende colocar em evidência este prato típico, acompanhado pelo bom vinho da região, estendendo-se até ao dia de São Sebastião, quando se realiza a Feira dos Vinte, certame de montra da Vila de Prado.
Tasquinha A Caranga, Restaurante Bodeguilla, Restaurante O Caçador, Arroz de Feijão &Cª e Boca Maldita são os espaços aderentes.
«Decidimos iniciar a iniciativa já na próxima segunda-feira, dia 1 de Novembro, por se tratar de um feriado. Depois, vai decorrer em todos os domingos, sem interrupções, até 20 de Janeiro. No dia 19, como habitualmente, teremos a “noite das provas”, que é um momento alto da Vila de Prado», explicou o Juiz-Presidente da confraria, Joaquim Serafim, na apresentação pública do evento.
O responsável acrescentou que, este ano, será criado um «passaporte» para que os comensais possam recolher o carimbo de cada espaço de restauração que visitarem para provar as papas.
«Ainda estamos a definir os moldes, mas a nossa intenção é criar um sorteio para a atribuição de um prémio a quem tiver os carimbos dos cinco restaurantes e ainda pelo menos um na noite das provas», sublinhou.
A confraria tem a missão de promover, preservar e divulgar a Feira dos Vinte e as papas e os rojões “à moda dos Vinte”, assim como outras iguarias, genuinamente locais e tradicionais, que sejam um produto diferenciador das demais regiões, podendo constituir uma alavanca para o desenvolvimento sócio-económico local.