A nova via que nasceu junto ao Tribunal de Famalicão, no âmbito da intervenção urbanística realizada na Avenida Engenheiro Pinheiro Braga, tem agora o nome de Rua Carlos Vieira de Castro.
A atribuição, promovida pela Junta de Freguesia de Gavião e à qual a autarquia também se associa, surge como forma de homenagear o empresário e filantropo famalicense.
Carlos Vieira de Castro atribuiu a homenagem às pessoas que o ajudaram ao longo do seu percurso. “Só consegui isto com a ajuda de muita gente”, explicou o empresário e filho do fundador da Vieira, na inauguração da rua.
“Desde os operários a amigos e empresários, em todas as instituições todos confiaram sempre em mim. Essas pessoas são anónimas, mas muito do que fiz não seria possível sem o [seu] auxilio”, acrescentou. Carlos Vieira de Castro, de 75 anos, é presidente do Conselho de Administração da Vieira.
Recorde-se que esta é a terceira vez que o empresário é distinguido este mês. Carlos Vieira de Castro foi homenageado pela Associação Casa da Memória Viva, em Famalicão, e foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a comenda da Ordem do Mérito Empresaria. Agora, a Junta de Freguesia de Gavião e a Câmara Municipal de Famalicão decidiram entregar o topónimo da rua ao empresário.
“Carlos Vieira de Castro é um benemérito não só de Gavião, mas também do nosso concelho e do país”, referiu o presidente da junta de Gaivão, António Emídio Pinto.
Para o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, “esta homenagem é uma forma de perpetuar um bom exemplo de cidadania ativa e de reconhecer junto da comunidade quem mais se destaca”.
Carlos Vieira de Castro é, desde 2018, Cidadão Honorário do Município de Famalicão.