CULTURA

CULTURA -

Duas centenas estudantes de Braga mostram talentos em artes performativas na nova MAPEAR a partir de quarta-feira

Depois de uma paragem de dois anos, devido à pandemia de covid-19, a Mostra de Teatro Escolar de Braga está de regresso aos palcos com uma nova designação, MAPEAR – Mostra de Artes Performativas Escolar, que reflecte um novo conceito artístico da iniciativa, anunciou a Câmara Municipal.

Entre a próxima quarta-feira e 4 de Maio, ao longo de três semanas, mais de duas centenas de jovens das escolas de Braga passam pelos palcos do Espaço Vita e do Centro de Juventude de Braga, com nove produções que proporcionam uma viagem por diferentes autores e temas, nas disciplinas artísticas de teatro, canto, música e dança.

“Isso mesmo pretende ser a MAPEAR reflectindo o crescente incentivo a programas de mediação cultural e apoio à criação artística, na área das artes performativas e cruzamentos artísticos, inseridos na estratégia cultural do município de Braga”, afirma a 

A MAPEAR resulta numa oportunidade para os alunos actuarem em alguns dos palcos da cidade e terem acesso a todo o processo de produção que envolve a criação de um espectáculo, desde à sua génese até ao momento da apresentação final, em especial, no contacto com o público.

A participação na MAPEAR está reservada, em exclusivo, às escolas do concelho, para alunos inscritos do 2º ciclo até ao secundário ou profissional, que possuam a disciplina de Teatro, Música ou Dança inseridas no currículo ou, como oferta de escola, em actividade extracurricular.

MAXIMINOS ABRE PROGRAMA

Cabe ao Agrupamento de Escolas de Maximinos inaugurar o palco do Espaço Vita com o espectáculo de dança ‘Fragmentos’, a 20 de Abril, pelas 19h00. No dia seguinte, a 21, é a vez do Estúdio de Ópera do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian apresentar ‘Portugal UK-650’, também no Espaço Vita, pelas 21h30. 

A 22, pelas 15h30, no mesmo espaço, o Agrupamento de Escolas de Real apresenta a peça de teatro ‘O Principezinho’.

A 26, o palco da MAPEAR passa para o Centro de Juventude de Braga, com o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio a apresentar, pelas 21h30, a peça de teatro ‘Cruzamento Paralelo’.

 No dia seguinte, 27 de Abril, pelas 15h30, o Agrupamento de Escolas André Soares apresenta a peça ‘Velas de Algodão’. 

No dia 29 de Abril, pelas 11h30, é a vez do Agrupamento de Escolas de Celeirós levar à cena a peça ‘Eu não acredito em fadas, mas que as há, há’.

A cortina do Espaço Vita volta a abrir-se a 2 de Maio, pelas 21h30, com o Colégio Luso Internacional de Braga a apresentar o teatro musical ‘La La Land’.

 A 3 de Maio, pelas 15h30, sobe ao palco do Centro de Juventude, o Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, com a peça de teatro ‘Marias’.

A MAPEAR 2022 despede-se do público a 4 de Maio, com a peça de teatro ‘Rafaela e Julieta – Um Amor (Im)possível’, pelo Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria, pelas 11h00, no Centro de Juventude.

Os bilhetes têm um custo de 2 euros e podem ser adquiridos através do site da Ticketline ou na bilheteira do Espaço VITA, para os espectáculos naquele local; e no site da MEO Blueticket ou no Centro de Juventude de Braga, para os espectáculos realizados naquele local.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE